Meteorologia

  • 02 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 10º MÁX 14º

Eis os países que vão participar na Eurovisão em 2024 (Israel incluído)

Festival acontecerá em Malmö, na Suécia, entre os dias 7 e 11 de maio de 2024.

Eis os países que vão participar na Eurovisão em 2024 (Israel incluído)

Um total de 37 países vão participar na 68.ª edição do Festival Eurovisão da Canção, que decorrerá em Malmö, na Suécia, entre os dias 7 e 11 de maio de 2024. Segundo o que foi anunciado pela União Europeia de Radiodifusão (UER), Israel faz parte dos participantes - apesar da atual ofensiva na Faixa de Gaza.

O país do Médio Oriente, recorde-se, estreou-se no festival europeu em 1973, uma vez que, segundo as normas do concurso, todos os membros ativos da União Europeia da Radiodifusão (UER) - ou seja, que façam parte da Área Europeia de Radiodifusão e que pertençam ao Conselho da Europa - podem participar. 

Após a divulgação dos países participantes, a conta oficial da Eurovisão na rede social X (antigo Twitter) foi inundada de comentários de fãs que acusaram a organização do evento de ter "critérios duplos" para a participação e lembraram que a Rússia foi expulsa um dia após a invasão da Ucrânia. 

A Israel juntam-se a Albânia, Arménia, Austrália, Áustria, Azerbaijão, Bélgica, Croácia, Chipre, República Checa, Dinamarca, Estónia, Finlândia, França, Geórgia, Alemanha, Grécia, Islândia, Irlanda, Itália, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Moldova, Países Baixos, Noruega, Polónia, Portugal, São Marinho, Sérvia, Eslovénia, Espanha, Suécia, Suíça, Ucrânia e Reino Unido.

Em relação ao ano passado, trata-se do mesmo número de países: mas entrou Luxemburgo (que participa após 30 anos de ausência) e saiu a Roménia. 

A Suécia ganhou o 'direito' em organizar a 68.ª edição do festival, após Loreen ter vencido a edição deste ano com 'Tattoo', com um total de 583 pontos. Esta foi a segunda vez que a cantora sueca ganhou a Eurovisão, tornando-se a primeira mulher a vencer o festival duas vezes. Em 2012, fê-lo com 'Euphoria'.

Leia Também: Måneskin vão estrear-se em Portugal no Super Bock Super Rock

Recomendados para si

;
Campo obrigatório