Meteorologia

  • 24 FEVEREIRO 2024
Tempo
14º
MIN 10º MÁX 15º

Programa ibero-americano Ibercena apoia projetos artísticos portugueses

O programa ibero-americano Ibercena vai apoiar 16 projetos artísticos portugueses, com uma verba total de cerca de 120 mil euros, anunciou hoje a Direção-Geral das Artes (DGArtes).

Programa ibero-americano Ibercena apoia projetos artísticos portugueses
Notícias ao Minuto

22:53 - 29/11/23 por Lusa

Cultura Ibercena

Dos 16 projetos portugueses selecionados, quatro serão apoiados na linha de Criação em Residência, três na de Coprodrução em Artes Performativas e nove na de Programação de Festivais e Espaços de Artes Performativas, de acordo com a DGArtes, num comunicado hoje divulgado no seu 'site' oficial.

"Estes apoios distribuem-se pelo Norte, com seis projetos, num valor global de 37.520 euros; no Centro, seis projetos num valor de 51.500 euros ; na Área Metropolitana de Lisboa com dois projetos apoiados no valor de 12.000 euros, e ainda um projeto no Alentejo com o valor de 7,513,52 euros e um nos Açores no valor de 13.000 euros", lê-se no comunicado.

De acordo com informação disponível no site oficial do Ibercena, entre os projetos portugueses apoiados constam "A costela de Lilith", da Associação de Artes Circenses dos Açores, "História de um Coco", da companhia João Garcia Miguel, o 47.º FITEI - Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica e a Feira Ibérica de Teatro do Fundão, da Associação Cultural ESTE - Estação Teatral da Beira Interior.

No total, nas linhas de apoio 2023-2024 para Criação em Residência, Coprodução e Programação do programa Ibercena serão apoiados 136 projetos, num montante global de cerca de 1,1 milhões de euros, para atividades a realizar em 2024.

O programa Ibercena é um fundo de apoio às artes cénicas que integra 17 países: Portugal, Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Espanha, México, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai e Cuba.

Em Portugal, o Ibercena é operacionalizado pela DGArtes.

Leia Também: Teatro Municipal do Porto com 80 espetáculos e 11 estreias absolutas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório