Meteorologia

  • 25 FEVEREIRO 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 18º

Eurimages financia filme de palestinianos Nasser de coprodução portuguesa

O projeto cinematográfico 'Era uma vez em Gaza', dos palestinianos Arab e Tarzan Nasser, com coprodução portuguesa, foi contemplado com apoio financeiro do Conselho da Europa, através do fundo Eurimages.

Eurimages financia filme de palestinianos Nasser de coprodução portuguesa
Notícias ao Minuto

18:40 - 28/11/23 por Lusa

Cultura 'Era uma vez em Gaza'

Em comunicado, o Conselho da Europa revelou na segunda-feira que atribuiu 8,1 milhões de euros de apoio financeiro a 29 coproduções de cinema, entre os quais a longa-metragem de ficção 'Era uma vez em Gaza', daqueles realizadores palestinianos, com 350.000 euros.

O filme é uma coprodução entre França, Alemanha e Portugal, através da Ukbar Filmes, produtora que também já tinha participado no projeto anterior dos irmãos Nasser, intitulado 'Gaza, meu amor', que chegou a ser o candidato da Palestina aos Óscares.

Segundo a Ukbar Filmes, parte do filme foi rodado em Portugal, com a recriação dos portos de Gaza no Algarve, e a coprodução passou ainda pelo trabalho de som, caracterização e mistura.

Além do Eurimages, o projeto 'Era uma vez em Gaza' também tem apoio financeiro do Instituto do Cinema e do Audiovisual.

Esta é a terceira tranche de financiamento anunciada este ano pelo Eurimages de apoio à coprodução.

Nas duas tranches anteriores foram abrangidos os projetos 'Hanami', primeira longa-metragem da realizadora portuguesa Denise Fernandes (250.000 euros), de produção luso-suíça; 'Filipinas', documentário de Leonor Noivo, coproduzido entre Portugal e França com 74.500 euros; e 'Sonhar com Leões', de Paolo Marinou-Blanco, com coprodução entre Portugal, Brasil e Espanha, com 150.000 euros.

Desde que foi criado, em 1988, o programa Eurimages já apoiou a coprodução de 2.438 projetos cinematográficos, com um financiamento total de cerca de 694 milhões de euros.

Leia Também: Hamas e israelitas acusam-se de violação da trégua em Gaza após incidente

Recomendados para si

;
Campo obrigatório