Meteorologia

  • 01 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 10º MÁX 15º

Dupla eletrónica Autechre atua em abril em Lisboa

A dupla britânica de eletrónica Autechre vai atuar a 12 de abril na Culturgest, em Lisboa, com um concerto que será "o mais próximo da escuridão total possível", anunciou esta instituição.

Dupla eletrónica Autechre atua em abril em Lisboa
Notícias ao Minuto

11:55 - 28/11/23 por Lusa

Cultura Autechre

Em comunicado, a Culturgest explicou que este será o primeiro concerto em Portugal de Autechre, a dupla de eletrónica com mais de trinta anos de carreira, formada por Rob Brown e Sean Booth, e que é "um dos projetos mais proeminentes da eletrónica contemporânea".

O grupo, que tem sido pioneiro "na exploração de paisagens sonoras únicas e complexas", editou há trinta anos o álbum de estreia, "Incunabula", pela Warp Records.

Expandindo as fronteiras do que é a eletrónica, a música composta pelos Autechre tem-se tornado na última década "gradualmente mais bizantina", como escreveu a publicação Pitchfork, a propósito de "Sign", o álbum mais recente, de 2020.

Ao vivo, Rob Brown e Sean Booth têm optado por reduzido ao mínimo possível a iluminação de sala, para intensificar a experiência de audição.

"Acho que acontece sempre qualquer coisa quando ouves música de olhos fechados ou no escuro. Sentes mais profundamente a música", afirmou Sean Booth em 2018, numa entrevista ao jornal The Irish Times.

"A pedido da dupla, também a sala da Culturgest estará o mais próximo da escuridão total possível. Serão ativados todos os protocolos de segurança necessários e previstos por lei", lê-se na nota de imprensa.

O concerto de Autechre em Lisboa faz parte da digressão europeia AE_Live de 2024.

Leia Também: História da banda Turbojunkie integra secção de música do Porto/Post/Doc

Recomendados para si

;
Campo obrigatório