Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

Depois da Lx Factory, o Bairro Alto. Livraria Ler Devagar tem novo espaço

Espaço ocupará três andares e, para além dos livros, poderá encontrar também um bar e uma pequena sala de cinema.

Depois da Lx Factory, o Bairro Alto. Livraria Ler Devagar tem novo espaço
Notícias ao Minuto

19:03 - 27/10/23 por Notícias ao Minuto

Cultura Livros

A Livraria Ler Devagar vai abrir um novo espaço já a partir de quarta-feira, 1 de novembro, em pleno 'coração de Lisboa', na zona do Bairro Alto.

De acordo com um comunicado enviado ao Notícias ao Minuto, o novo espaço chama-se Casa do Comum do Bairro Alto - Centro Cultural (CCBA) "e assume-se como um lugar em sentido contrário às dinâmicas mais sensíveis da cidade de Lisboa".

A nota indica ainda que o local pretende ser um "lugar-refúgio" dedicado a "todas as atividades humanas que são feitas em comum". "Numa cidade em hipertrofia acelerada, sujeita a várias pressões urbanísticas, turísticas, económicas, sociais, algumas das coisas mais banais do mundo estão em vias de extinção, ameaçadas por um modo de vida em crescente atomização e isolamento", lê-se na nota.

A CCBA foi o último projeto de Zé Pinheiro, livreiro fundador das livrarias Ler Devagar, do festival FOLIO, de Óbidos Vila Literária e diretor artístico do Festival 5L. A nota dá ainda conta de que a primeira livraria Ler Devagar nasceu a apenas 30 metros do local onde este novo espaço vai abrir portas.

O espaço vai ocupar três andares, onde, para além da livraria, haverá ainda uma pequena sala de cinema, "onde poderão acontecer também concertos intimistas".

"Albergará um Museu da Preguiça, residência de 3 bibliotecas doadas por amigos, para serem descobertas na horizontal, nas várias camas e redes espalhadas pelo espaço. E, por fim, terá um amplo bar no piso térreo, dentro de uma livraria alfarrabista", detalham.

O comunicado nota ainda que o espaço pretende ainda ser uma casa para aqueles que "veem os seus espaços de afetos extinguir-se, um sítio que esteja aberto a artistas que procuram lugar para a experimentação, um espaço de discussões e ideias, que assume o caráter político de ser ao mesmo tempo lugar de criação, de preguiça, de encontro e de celebração".

As portas abrem a 1 de novembro, e haverá atividades regulares até o domingo seguinte, 5 de novembro. Haverá um conjunto de atividades - lançamentos de livros, concertos, debates, projeção de filmes, DJ's - que será uma montra da pluralidade de olhares, de pessoas e de gostos que se pretende acolher nesta casa.

Leia Também: Evanna Lynch, autora e personagem em 'Harry Potter', vem à Comic Con

Recomendados para si

;
Campo obrigatório