Meteorologia

  • 03 DEZEMBRO 2023
Tempo
16º
MIN 7º MÁX 16º

Três galerias de Portugal e Angola na feira AKAA este mês em Paris

Três galerias de Portugal e Angola - Perve, Movart e This Is Not a White Cube - participam na 7.ª feira de arte e design AKAA -- Also Known As Africa, que acontece este mês em Paris.

Três galerias de Portugal e Angola na feira AKAA este mês em Paris
Notícias ao Minuto

08:52 - 03/10/23 por Lusa

Cultura Paris

Entre as 37 galerias que participam este ano na AKAA, a decorrer entre 20 e 22 de outubro, estão a Perve, situada em Lisboa, e a Movart e a This is Not a White Cube, com espaços em Lisboa e Luanda, segundo informação disponível no 'site' oficial da feira.

A Perve Galeria, situada no centro histórico de Lisboa, apresenta exposições de arte moderna e contemporânea desde 2000, desenvolvendo projetos artísticos, culturais e tecnológicos, nacionais e internacionais, dando ênfase a artistas oriundos dos países de língua oficial portuguesa.

A Perve irá mostrar na feira trabalhos dos moçambicanos Ernesto Shikahani, Reinata Sadimba e Teresa Roza D'Oliveira e da dupla de escritores José Eduardo Agualusa, de Angola, e Valter Hugo Mãe, de Portugal, nascido em Angola.

A galeria Movart, fundada em Luanda, Angola, em 2017, com espaço também em Lisboa desde 2020, é um projeto de Janire Bilbao que tem vindo a estar presente em feiras de arte em Madrid, Paris, Londres, Nova Iorque e Miami.

Atualmente, em Luanda, dedica-se sobretudo a apoiar projetos de residências de artistas para a descoberta de novos talentos, enquanto em Lisboa promove exposições que sirvam para introduzir novos nomes no mercado da arte.

Nesta edição da AKAA apresenta obras do luso-cabo-verdiano Fidel Évora, da angolana Keyezua, do moçambicano Mário Macilau e do são-tomense Kwame Sousa.

A This is Not a White Cube é outra galeria nascida em Luanda, também com espaço em Lisboa, que trabalha habitualmente com artistas emergentes e já estabelecidos, e cujo programa de atividades se concentra em discussões associadas ao continente africano e a sua diáspora, mas não exclusivamente à criação artística lusófona.

No certame de arte e design vai apresentar obras do artista brasileiro, radicado em Portugal, Cássio Markowski.

Leia Também: Filipa Martins apurada no concurso completo nos Mundiais de ginástica

Todas as Notícias. Ao Minuto.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Recomendados para si

;
Campo obrigatório