Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

'Giselle' estreia na despedida de primeira bailarina

A Companhia Nacional de Bailado (CNB) estreia hoje a peça coreográfica "Giselle", de Georges Garcia, com uma homenagem à bailarina principal, Barbora Hruskova, que termina carreira, e à mestra de bailado Maria Palmeirim.

'Giselle' estreia na despedida de primeira bailarina
Notícias ao Minuto

13:30 - 27/06/14 por Lusa

Cultura Bailado

Segundo a CNB, a peça coreográfica - com recriação e encenação de Georges Garcia, a partir da coreografia original de Jean Coralli e Jules Perrot, sobre música de Adolphe Adam - estará no palco do Teatro Camões até 06 de julho.

A interpretação musical ao vivo é da Orquestra de Câmara Portuguesa, sob a direção do maestro Pedro Carneiro.

A bailarina principal da companhia Barbora Hruskova despede-se da carreira artística no bailado nesta encenação de "Giselle", dançando ao lado de Maxim Clefos.

De nacionalidade francesa, Barbora Hruskova ingressou na CNB em 2003, como primeira bailarina, após ter passado pela Companhia de Bailado de São Francisco, nos Estados Unidos, e pelo Ballet Real da Flandres, na Bélgica.

Em Portugal dançou praticamente todo o repertório da CNB, dos clássicos, como "O Lago dos Cisnes", "D. Quixote" ou "Romeu e Julieta", a peças de Nacho Duato, Jirí Kylián, Vasco Wellenkamp, Olga Roriz, Rui Lopes Graça ou Clara Andermatt, entre outros.

A CNB prestará igualmente homenagem a Maria Palmeirim, que se despede da carreira de mestra de bailado, na sessão de domingo, às 16:00.

Maria Palmeirim foi assistente de vários coreógrafos, na CNB, tendo também trabalhado com a Fundação Balanchine, e com companhias como Ballet Nacional da Eslovénia, Ballet Nacional da Croácia, Ballet de Saragoça, Ballet do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, entre outras.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório