Meteorologia

  • 01 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 10º MÁX 16º

Acervo de Ana Luísa Amaral entregue a 'Casa dos Livros' da Un. do Porto

A "Casa dos Livros" da Universidade do Porto vai ser a guardiã do acervo da escritora e professora universitária Ana Luísa Amaral (1956-2022), anunciou hoje a instituição de ensino superior.

Acervo de Ana Luísa Amaral entregue a 'Casa dos Livros' da Un. do Porto
Notícias ao Minuto

15:10 - 21/09/23 por Lusa

Cultura Ana Luisa Amaral

"A Casa dos Livros - Centro de Estudos da Cultura em Portugal da Universidade do Porto vai acolher a biblioteca e o arquivo da escritora Ana Luísa Amaral", anunciou a Universidade do Porto, em comunicado enviado hoje à comunicação social.

A doação do acervo da escritora vai ser oficializada com a assinatura do contrato de comodato na sexta-feira, pelas 18:00, na Casa dos Livros, localizada no Palacete Burmester, na Rua do Campo Alegre, no Porto.

A cerimónia serve também para assinalar a abertura das comemorações da "Figura Eminente da Universidade do Porto", que este ano é dedicada à escritora, investigadora e docente da Faculdade de Letras da universidade, que morreu a 05 de agosto de 2022, e era considerada uma das vozes "mais notáveis da poesia portuguesa contemporânea".

Ainda na sexta-feira vai ser inaugurado o Auditório Ana Luísa Amaral, estando também agendada a projeção de um documentário sobre a entrega do seu acervo, uma mesa-redonda sobre a vida e obra de Ana Luísa Amaral e uma sessão de poesia.

Ana Luísa Amaral publicou mais de três dezenas de obras dedicadas à poesia, teatro, ficção e literatura infantil, que lhe valeram a atribuição de diversos prémios literários nacionais e internacionais.

Em fase de catalogação, o acervo de Ana Luísa Amaral é composto pelas suas obras, pela biblioteca pessoal e pelo arquivo reunido ao longo da sua vida.

O acervo de Ana Luísa Amaral vai juntar-se aos de autores que já habitam na Casa dos Livros, como por exemplo Vasco Graça Moura, Eugénio de Andrade, Herberto Helder, Saúl Dias, Albano Martins, Manuel António Pina, Maria Virgínia Monteiro, Óscar Lopes, António Cortesão ou Humberto Maquero Moreno.

A Casa dos Livros tem como principal missão acolher e proceder ao tratamento técnico de acervos documentais de interesse para a cultura e a literatura portuguesas, promovendo o seu estudo, valorização e divulgação dos acervos.

Leia Também: Festa do Outono de Serralves vai celebrar 100 anos de Parque

Recomendados para si

;
Campo obrigatório