Meteorologia

  • 24 JULHO 2024
Tempo
23º
MIN 20º MÁX 37º

Bob Ross ensinou a pintar na TV. Agora, obra pioneira custa 9 milhões

O pintor tinha um programa no qual ensinava técnicas para aplicar nas telas. O quadro, que agora vale cerca de nove milhões de euros, pode ter custado 100 dólares.

Bob Ross ensinou a pintar na TV. Agora, obra pioneira custa 9 milhões
Notícias ao Minuto

09:01 - 21/09/23 por Notícias ao Minuto

Cultura Arte

O primeiro quadro a ser pintado em direto na televisão está agora à venda por 9,8 milhões de dólares, cerca de 9,3 milhões de euros.

A tela foi pintada em 1983 no primeiro episódio de ‘The Joy of Painting’ [‘A alegria de pintar, na tradução livre’], um programa norte-americano no qual Bob Ross ensinava técnicas para pintura a óleo, terminando uma pintura a cada episódio.

“Olá, sou o Bob Ross e vou ser o vosso anfitrião nesta experiência de pintura”, referiu o pintor ao apresentar o seu programa, que durou até 1994, o ano anterior até este morrer de um linfoma, aos 52 anos.

“Acredito que haja um artista escondido no fundo de cada um de nós, e vamos tentar mostrar-vos como descobrir esse artista cá para foram e colocá-lo na tela”, notou.

A sua popularidade continuou mesmo depois da sua morte, estando todos os episódios do programa de arte sido disponibilizado no YouTube.

O quadro em questão, ‘A Walk in The Woods’ [‘Um passeio na floresta’, na tradução livre] foi doado a uma estação da PBS no estado de Virgínia, onde filmaram o primeiro episódio. Segundo o Washington Post, não se sabe quanto é que a funcionária que o adquiriu posteriormente pagou por ele, mas, de acordo com a publicação, se tiver sido o mesmo que outros semelhantes, o quadro poderá ter sido adquirido por 100 dólares, cerca de 94 euros.

“Esta peça é uma peça inestimável de Bob Ross”, referiu a porta-voz da leiloeira, Modern Artifact.

A responsável notou que a funcionária “sabia bem disso”, não tendo, no entanto, por quanto é que lhe comprou a peça.

Leia Também: Escritores vão leiloar livros para ajudar indústria editorial ucraniana

Recomendados para si

;
Campo obrigatório