Tânia Oleiro abre sábado ciclo 'Vozes do Fado' em Oeiras

O ciclo 'Vozes do Fado' abre no sábado com Tânia Oleiro, no Auditório Eunice Muñoz, em Oeiras, e tem espetáculos previstos em Carnaxide com Lenita Gentil e Sérgio Onze.

Notícia

© Global Imagens

Lusa
19/09/2023 13:28 ‧ 19/09/2023 por Lusa

Cultura

Fado

Tânia Oleiro canta há 20 anos e o seu primeiro álbum, 'Terços de Fado', saiu em 2016. No palco oeirense vai ser acompanhada pelos músicos Pedro Amendoeira, na guitarra portuguesa, Pedro Pinhal, na viola, e Paulo Paz, no baixo.

A fadista conta editar um novo álbum, no próximo ano, dando a conhecer em breve um dos temas do alinhamento, intitulado 'Lisboa e o Fado' (Mário Raínho/José Fontes Rocha), segundo a sua promotora.

No dia 6 de outubro, no mesmo palco e também às 21h30, atua Miguel Xavier acompanhado por Miguel Amaral, na guitarra portuguesa, Miguel Teixeira, na viola, e Filipe Teixeira, no contrabaixo.

Natural de Guimarães, Miguel Xavier, editou o seu primeiro álbum, homónimo, em 2018.

No dia 14, ainda nesta sala no centro da vila de Oeiras e à mesma hora, atua Carlos Leitão, que no ano passado editou o disco 'Simples', que sucedeu à trilogia 'Casa', constituída pelos álbuns 'Do Quarto' (2013), 'Sala de Estar' (2017) e 'Casa Vazia' (2019).

Neste espetáculo, Carlos Leitão é acompanhado pelos músicos Henrique Leitão e Guilherme Banza, na guitarra portuguesa, Luís Pontes, à viola, e Carlos Menezes, no baixo.

O ciclo completa-se em Carnaxide, no Auditório Ruy de Carvalho, com Lenita Gentil, Sérgio Onze e Teresinha Landeiro.

Teresinha Landeiro atua no dia 21, às 21h30, acompanhada por Pedro de Castro, na guitarra portuguesa, André Ramos, na viola e Francisco Gaspar, no baixo.

No dia 27, atua Lenita Gentil acompanhada pelos músicos Rafael Pacheco, na guitarra portuguesa, João Domingos, à viola, e Nani, no baixo.

Com uma carreira de cerca de 50 anos, o seu repertório tem privilegiado poemas de Artur Ribeiro (1924-1982), Maria de Lurdes de Carvalho, José Luís Gordo, Vasco de Lima Couto (1924-1980) e Frederico de Brito (1894-1977).

O ciclo 'Vozes de Fado' encerra a 3 de novembro, com a atuação de Sérgio Onze, no Auditório Ruy de Carvalho, onde será acompanhado por Bernardo Romão, na guitarra portuguesa, Bernardo Saldanha, na viola, e Daniel Pinto, no baixo.

Leia Também: "Somos fado, somos bacalhau, somos o corridinho. Somos Cristiano Ronaldo"

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas