Meteorologia

  • 28 MAIO 2024
Tempo
28º
MIN 14º MÁX 28º

Gilberto Gil recebe doutoramento 'honoris causa' da Universidade Nova

O músico e compositor brasileiro Gilberto Gil vai receber em outubro o título de doutor 'honoris causa' pela Universidade Nova de Lisboa, revelou hoje esta instituição.

Gilberto Gil recebe doutoramento 'honoris causa' da Universidade Nova
Notícias ao Minuto

11:08 - 19/09/23 por Lusa

Cultura Música

Esta distinção "marca as celebrações dos 50 anos da Universidade e reconhece a extraordinária contribuição de Gilberto Gil para a cultura internacional e o legado que deixa ao longo de várias décadas", lê-se em nota de imprensa.

Gilberto Gil, 81 anos, multipremiado artista brasileiro, receberá o título a 31 de outubro, numa altura em que estará em Portugal para três concertos, nos coliseus de Lisboa e do Porto.

A propósito da atribuição deste doutoramento 'honoris causa', a Universidade Nova de Lisboa vai realizar em outubro um ciclo de iniciativas "pensadas para fazer ecoar a obra de Gil e refletir sobre ela a partir da Universidade como espaço de interrogação".

Esse ciclo começa a 22 de outubro e contará com vários concertos, nomeadamente dos músicos portugueses Júlio Resende e António Zambujo e do brasileiro José Miguel Wisnik.

Os três concertos de Gilberto Gil em Portugal - a 30 de outubro e a 31 de outubro no Coliseu de Lisboa, e no dia 02 de novembro no Coliseu do Porto - fazem parte da digressão europeia "Aquele Abraço".

Esta digressão celebra a carreira de 60 anos do músico e 50 de digressões internacionais. Nesta digressão, feita em família, Gilberto Gil é acompanhado pelos filhos Bem e José, e pelos netos João e Flor, retomando sucessos do seu percurso artístico e salas de concerto que, ao longo de décadas, o acolheram na Europa.

Nascido em 1942, em Salvador da Bahia, no Brasil, Gilberto Gil começou a carreira musical na década de 1950 a tocar acordeão, "inspirado por Luiz Gonzaga, pelo som da rádio e pelas procissões à porta de casa no interior da Bahia, até que surge João Gilberto, a bossa nova, e também Dorival Caymmi, com as suas canções imbuídas de praia e do mundo litoral", como descreveu a promotora IM.par.

Figura central do Tropicalismo, Gilberto Gil também foi ministro da Cultura entre 2003 e 2008, durante a administração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e é membro da Academia Brasileira de Letras desde 2021.

Leia Também: Caetano Veloso agraciado com título de doutor 'honoris causa'

Recomendados para si

;
Campo obrigatório