Meteorologia

  • 27 SETEMBRO 2023
Tempo
28º
MIN 17º MÁX 29º

DocLisboa abre com filme sobre compositor e dissidente chinês Wang Xilin

O filme 'Man in Black', de Wang Bing, sobre o compositor e dissidente chinês Wang Xilin, abrirá em outubro o festival DocLisboa, com a presença do músico de 86 anos em Lisboa, revelou hoje a organização.

DocLisboa abre com filme sobre compositor e dissidente chinês Wang Xilin
Notícias ao Minuto

20:02 - 18/09/23 por Lusa

Cultura DocLisboa

No filme, Wang Bing "regista os horrores rememorados pelo compositor octogenário, histórias de desumanização de um país e de um regime em permanente convulsão", escreve o DocLisboa.

'Man in Black', que foi apresentado no festival de cinema de Cannes, revisita a vida do compositor que foi perseguido e torturado pelo regime chinês durante o período da Revolução Cultural, entre os anos 1960 e 1970, contrapondo os relatos com excertos de sinfonias que compôs.

O filme abrirá o festival DocLisboa a 19 de outubro no cinema São Jorge, em Lisboa.

A 21.ª edição do DocLisboa encerrará a 29 desse mês com 'Baan', a primeira longa-metragem de ficção de Leonor Teles.

'Baan/Casa' foi rodado em Lisboa e em Banguecoque durante e depois da pandemia, seguindo os passos de L., uma jovem arquiteta, naquilo que Leonor Teles descreve como "uma viagem" pelas emoções daquela personagem interpretada por Carolina Miragaia.

A direção do festival revelou hoje também que dará a conhecer o cinema da realizadora colombiana-brasileira Paula Gaitán e do artista visual finlandês Mika Taanila.

Da programação anteriormente anunciada, sabe-se, por exemplo, que contará com o documentário 'Verdade ou Consequência?', de Sofia Marques, sobre o ator e encenador Luís Miguel Cintra, e ainda com o filme póstumo do realizador colombiano Luis Ospina 'Silent Witnesses'.

Toda a programação do DocLisboa será revelada no dia 27.

Leia Também: 'Estranha forma de vida' estreia-se em Portugal a 12 de outubro

Todas as Notícias. Ao Minuto.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Recomendados para si

;
Campo obrigatório