Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 21º

Feira do Livro do Porto começa hoje com expectativas em alta

A Feira do Livro do Porto dá hoje início a mais uma edição, nos Jardins do Palácio de Cristal, com expectativas em alta por parte dos livreiros participantes e um programa que inclui centenas de atividades.

Feira do Livro do Porto começa hoje com expectativas em alta
Notícias ao Minuto

06:16 - 25/08/23 por Lusa

Cultura Feira do Livro do Porto

Numa edição em que se homenageia o escritor e jornalista Manuel António Pina (1943-2012), a feira vai contar com 130 'stands' de livreiros, alfarrabistas e editores, nacionais e estrangeiros, desde a Poetria, Utopia e Homem dos Livros à Penguin Random House, passando pela Chandeigne, Saída de Emergência, Antígona, Afrontamento e Orfeu Negro, entre muitas outras.

Hoje, é inaugurada a exposição "Pina Germano", na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, dedicada à relação de amizade entre Manuel António Pina e o jornalista e historiador Germano Silva, havendo também uma intervenção mural, na Concha Acústica, de Leonor Violeta e um concerto de Mafalda Veiga.

No sábado de manhã, é feita a atribuição da Tília de homenagem a Pina, na Avenida das Tílias.

Aquando da apresentação da feira, no fim de julho, o programador e coordenador João Gesta adiantou que vão marcar presença no evento figuras como Álvaro Magalhães, Martim Sousa Tavares, António Guerreiro, Shahd Wadi, Afonso Cruz, Ana Deus, Sónia Baptista, Luis Osório, Ana Zanatti, Rodrigo Guedes de Carvalho, Pedro Mexia e Ricardo Araújo Pereira.

O calendário de sessões de autógrafos inclui momentos com Francisco Moita Flores, Susana Moreira Marques, João Pedro Mésseder, Afonso Cruz, entre muitos outros.

A edição deste ano significa um investimento de 650 mil euros por parte da Câmara Municipal do Porto, que organiza.

Livreiros, editores e alfarrabistas ouvidos pela Lusa nas vésperas da abertura estavam confiantes no sucesso comercial da edição de 2023 da Feira do Livro do Porto, antecipando, apesar da crise, um número de visitantes e de vendas idêntico ao ano passado.

Entre os participantes com que a Lusa chegou à conversa, imperava a confiança de que, este ano, a crise, a inflação e outras preocupações de ordem financeira não vão ter impacto nas vendas, que devem manter-se em linha com as receitas conseguidas na edição anterior.

A Feira do Livro do Porto está aberta a partir das 12h00, diariamente, exceto ao fim de semana, em que o horário de abertura é às 11h00.

O fecho é às 21h00 entre domingo e quinta-feira e às 22h00 à sexta-feira e ao sábado.

Leia Também: Livreiros com expectativas altas para Feira do Livro do Porto

Recomendados para si

;
Campo obrigatório