A iniciativa, que arrancou a 05 de agosto, mas que concentra a sua programação entre o final deste mês e setembro, conta com a exibição de 14 filmes, em espaços como o Parque Manuel Braga, o Terreiro da Erva ou o largo do Cemitério da Conchada, indo também à periferia da cidade, com sessões no Monte Formoso, Carapinheira da Serra, Lordemão ou São Paulo de Frades, referiu hoje a organização, em conferência de imprensa.
O ciclo é dinamizado pela Casa do Cinema de Coimbra, União de Freguesias de Coimbra e União de Freguesias de Eiras e São Paulo de Frades, sendo todas as exibições de entrada gratuita.
"Este é um investimento das juntas para trazer a cultura a outros lugares das nossas freguesias", salientou o presidente da União de Freguesias de Eiras e São Paulo de Frades, Luís Correia.
Também o presidente da União de Freguesias de Coimbra, João Francisco Campos, realçou a importância de se formarem sinergias e de levar cinema a locais mais periféricos do concelho.
O elemento da direção da Casa do Cinema de Coimbra Tiago Santos realçou que a instituição procura lutar contra a centralização da cultura na cidade de Coimbra, sendo importante o cinema ir ao encontro de novos espetadores, numa programação que tanto inclui filmes à procura do grande público, como propostas de cinema de autor.
Não há uma lotação definida para cada sessão, mas é aconselhado aos interessados a estarem 30 a 40 minutos antes da exibição para garantir ou lugar ou que levem "uma cadeira de praia ou de campismo" para poderem ver o filme sentados, explicou.
'Indiana Jones e o Marcador do Destino', 'Citizen Kane', 'Barbie', 'Triângulo da Tristeza' ou 'A Minha Vida de Courgette' são alguns dos filmes que serão exibidos durante o ciclo.
Leia Também: Cinanima de 2023 terá o maior número de filmes em 47 edições do festival