Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Promulgados diplomas sobre reorganização do setor do património cultural

A partir de 1 de janeiro de 2024, a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) vai dar lugar a duas entidades distintas: o instituto público Património Cultural e a empresa pública Museus e Monumentos de Portugal.

Promulgados diplomas sobre reorganização do setor do património cultural
Notícias ao Minuto

11:36 - 18/08/23 por Notícias ao Minuto com Lusa

Cultura Presidente da República

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou esta sexta-feira dois diplomas relacionados com a Cultura, que procedem à criação da Museus e Monumentos de Portugal, E.P.E, e do Património Cultural, I.P..

"Esperando que o esforço traduzido nas presentes soluções legislativas, na orgânica do Ministério da Cultura e na política da Cultura, possam corresponder às expectativas do espírito reformista imprimido ao sector, o Presidente da República promulgou o diploma que procede à criação da Museus e Monumentos de Portugal, E.P.E. e o diploma que procede à criação do Património Cultural, I.P., e aprova a respetiva orgânica", lê-se numa nota, publicada no site da Presidência da República. 

Em junho, o ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, apresentou a reorganização do setor do património cultural, sublinhando que a criação da empresa pública Museus e Monumentos de Portugal servirá para que os diretores consigam aumentar receitas e terem mais recursos na gestão.

A partir de 1 de janeiro de 2024, a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) vai dar lugar a duas entidades distintas: o instituto público Património Cultural, com sede no Porto, e a empresa pública Museus e Monumentos de Portugal, com sede em Lisboa.

A Museus e Monumentos de Portugal E.P.E terá uma lógica empresarial na gestão dos museus, palácios e monumentos nacionais que têm à sua guarda tesouros nacionais, coleções de referência, monumentos ou conjuntos inscritos na Lista do Património Mundial da UNESCO.

Entre esses monumentos estão o Mosteiro dos Jerónimos e a Torre de Belém, ambos na capital, e os mais visitados de 2022.

Leia Também: Já não é só de manhã. Museus gratuitos ao domingo e feriado em setembro

Recomendados para si

;
Campo obrigatório