O festival Vodafone Paredes de Coura arranca oficialmente esta quarta-feira. No entanto, os festivaleiros chegaram ao parque de campismo durante o fim de semana. Entre tendas e mergulhos no rio Coura, são já centenas de pessoas que estão prontas para viver o espírito do evento.
Desde sábado que decorre uma espécie de pré-festival, o 'Sobe à Vila', sempre ao final da noite, destinado sobretudo para quem já está alojado na zona de campismo.
O festival decorre entre esta quarta-feira e o próximo sábado, 19 de agosto, e este ano será especial: celebra o 30.º aniversário.
O Paredes de Coura aconteceu pela primeira vez em 1993 por iniciativa de um grupo de amigos e o cartaz, de um só dia, apresentava Ecos da Cave, Gangrena, Cosmic City Blues, Boucabaca e Purple Lips.
Trinta anos depois, o cartaz conta com nomes como Jessie Ware, Fever Ray, Little Simz e Lorde. No total, são cerca de 50 bandas e artistas convocados, como a banda pós-punk londrina Dry Cleaning, a cantora e guitarrista Snail Mail, o músico Loulé Carner, os The Walkmen e Black Midi, os Wilco e os Explosions in The Sky.
Os concertos estão repartidos por três palcos, com os primeiros acordes a soarem às 17h00 e os últimos concertos já no início da madrugada.
Este ano, assinalam-se ainda os regressos dos norte-americanos Yo La Tengo, que estiveram no festival em 2000, e da dupla britânica Sleaford Mods, que atuou em Coura em 2016.
Destaque ainda para vários artistas portugueses, como Garota Não, Expresso Transatlântico, Raquel Martins, Aníbal Zola e Chinaskee.
Leia Também: Festival de Paredes de Coura começa hoje a celebrar trinta anos