Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 20º

Feiras Novas de Ponte de Lima em vias de classificação nacional

A Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) abriu o processo de inscrição das Feiras Novas, festas concelhias de Ponte de Lima, no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, pretensão hoje iniciada com a abertura da consulta pública.

Feiras Novas de Ponte de Lima em vias de classificação nacional
Notícias ao Minuto

11:20 - 10/08/23 por Lusa

Cultura Ponte de Lima

De acordo com o anúncio hoje publicado em Diário da República, a DGPC abriu a consulta pública, por 30 dias, para efeitos de inscrição das Feiras Novas no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial.

Segundo o documento, a DGPC "decide sobre o pedido de inventariação da manifestação Feiras Novas no prazo de 120 dias, após a conclusão do período da consulta pública", hoje iniciada.

Os elementos do processo de inventariação das Feiras Novas encontram-se disponíveis para consulta através do sistema de informação de suporte ao Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, MatrizPCI.

A proposta de classificação partiu do município, que submeteu o pedido em 2017, tendo sido feitos sucessivos pedidos de aperfeiçoamento pela DGPC, de acordo com os dados do processo.

As Feiras Novas de Ponte de Lima, no distrito de Viana do Castelo, criadas pelo rei Pedro IV, por provisão de 05 de maio de 1826, vão decorrer este ano entre os dias 06 e 11 de setembro.

Organizada pela Associação Concelhia das Feiras Novas e pela Câmara Municipal, a romaria começa no dia 06 de setembro com as tradicionais rusgas do Alto Minho, um dos pontos altos do programa que junta centenas de tocadores de concertina e cantadores ao desafio.

Naquele dia, a arruada de concertinas que dá início às festas arranca às 21:30 e dura até ao amanhecer, juntando cantadores e tocadores, mas também muitos outros que se vão juntando à festa de uma forma espontânea.

O programa inclui, entre outros números, os tradicionais cortejos etnográfico e histórico, a feira do gado e os concursos pecuários.

O ribombar dos bombos, grupos de Zés Pereiras, gaiteiros, concertos de bandas de música, fado, folclore, tocatas, fogo-de-artifício, uma corrida de garranos e uma tourada integram o programa da festa anual de Ponte de Lima.

Leia Também: Ponte de Lima pede "urgência" ao Governo face a prejuízos do mau tempo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório