Festival Zeca Afonso em Belmonte recorda cantautor na vila onde viveu

A Associação Desportiva de Belmonte (ADB), no distrito de Castelo Branco, promove, entre os dias 29 e 31, a segunda edição do Festival Zeca Afonso, em homenagem ao músico que morou na vila onde "foi acarinhado".

Zeca Afonso

© Global Imagens

Lusa
27/07/2023 18:38 ‧ 27/07/2023 por Lusa

Cultura

Zeca Afonso

O presidente da ADB, Carlos Afonso, salienta "a ligação que Belmonte tem a Zeca Afonso, a relação de carinho" que existe na localidade para onde o cantautor se mudou quando regressou, aos dez anos, de Moçambique, para viver com o tio Filomeno, e os pais estavam em Timor.

"Num tempo de amargura, ele foi aqui acarinhado e é um cantautor de renome, que orgulha os portugueses, é um cantor de intervenção, é muito mais do que isso", disse, em declarações à agência Lusa, o presidente da ADB, Carlos Afonso.

A segunda edição do evento bianual conta com a atuação de "músicos de diferentes gerações, locais e nacionais".

A organização quis também apostar este ano na descentralização do Festival Zeca Afonso, com espetáculos em Caria, no mesmo concelho

Rita Vian atua dia 31, às 23:00, no Castelo de Belmonte.

No sábado, no Museu Judaico de Belmonte, às 17:30, é lançado o livro "As Palavras-Chave das Canções de Zeca Afonso", de autoria de Jorge Martins.

Pelas 18:30, no Largo Zeca Afonso, onde, desde há três anos, se encontra uma estátua do cantor, atuam Luís Galrito e António Hilário, enquanto à noite, às 21:30, no Castelo de Belmonte, sobem ao palco os Trilha e novamente Luís Garito e António Hilário.

No domingo, na Casa Etnográfica de Caria, atua às 22:00 o Grupo de cantares Touca da Moura e, às 22:30, César Prata interpreta "As canções de Zeca".

"Quem vier não se vai arrepender. Vão ser noites bem passadas, em que se vai lembrar e viver Zeca Afonso", realça Carlos Afonso.

A organização pondera vir a criar um prémio para "por as bandas jovens a cantar Zeca Afonso".

Leia Também: Conservatório Regional de Setúbal abre Feira de Sant'Iago na sexta-feira

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas