Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 17º

Orquestra do Hot Club Portugal e Gaiteiros no 'Músicas no Rio'

A Orquestra de Jazz do Hot Club Portugal e os Gaiteiros de Lisboa são os cabeças-de-cartaz da edição deste ano do Festival "EDP - Músicas no Rio, os outros sons do Fluviário", em Mora, em julho.

Orquestra do Hot Club Portugal e Gaiteiros no 'Músicas no Rio'
Notícias ao Minuto

09:56 - 19/06/14 por Lusa

Cultura Mora

O festival, promovido pela Câmara Municipal de Mora, decorre em dois fins de semana do próximo mês, o primeiro a 11 e 12 e o segundo nos dias 18 e 19, divulgou hoje a organização.

A iniciativa, com bilhetes a um euro, tem lugar num palco colocado em pleno rio Raia, em frente à praia fluvial do Parque Ecológico do Gameiro, junto ao Fluviário de Mora, na freguesia de Cabeção.

Esta 5.ª edição do evento, de caráter anual e dedicado à música portuguesa, vai abrir com obras do compositor Johann Sebastian Bach, interpretadas pela Sinfonietta de Lisboa (dia 11), fundada em 1995.

No dia seguinte (12), sábado, sobe ao palco um dos cabeças-de-cartaz, a Orquestra de Jazz do Hot Club de Portugal, formação surgida em 1991 e que, desde 2011, é dirigida por Luís Cunha.

O último fim de semana do festival arranca com o fadista Ricardo Ribeiro (dia 18), enquanto o dia de encerramento é preenchido pela atuação dos Gaiteiros de Lisboa, grupo de música tradicional portuguesa 'nascido' em 1991.

O "EDP - Músicas no Rio, os outros sons do Fluviário" realiza-se "num cenário idílico, onde a água e os sons da natureza são fatores diferenciadores, juntamente com música portuguesa de qualidade e diversificada", realçou a Câmara de Mora.

Segundo a organização, o objetivo do evento é "oferecer momentos de pura tranquilidade num contexto cultural, paisagístico e inovador, como é o espaço envolvente ao Fluviário de Mora.

Fado, jazz e música clássica e popular de qualidade são as quatro grandes temáticas do festival, que não ambiciona atrair "um público massivo", mas antes "criterioso".

O município alentejano, através desta iniciativa, pretende "tornar Mora ainda mais referência no campo cultural e turístico".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório