Recorde na Europa. Quadro de Klimt vendido em leilão por quase 99 milhões

Um dos últimos retratos criados pelo pintor austríaco Gustav Klimt (1862-1918) foi vendido em leilão, na terça-feira, por 85,3 milhões de libras (98,7 milhões de euros), atingindo assim um recorde para uma obra de arte leiloada na Europa.

Quadro de Klimt atinge recorde europeu com venda em leilão por 98,7 milhões

© REUTERS

Lusa
28/06/2023 13:59 ‧ 28/06/2023 por Lusa

Cultura

Dama com Leque

Vendido a um colecionador de Hong Kong acima da estimativa de 65 milhões de libras (75,2 milhões de euros), o quadro "Dama com Leque" ultrapassou assim o recorde anterior, da escultura "Walking Man I", de Alberto Giacometti, também vendido na Sotheby's, em 2010.

"Depois de uma batalha de licitações de 10 minutos entre quatro clientes ao telefone e presentes na sala, o quadro alcançou um novo recorde para uma obra de arte na Europa e, também, para Gustav Klimt. O resultado é também o segundo valor mais alto alguma vez pago por um retrato em leilão", indicou a Sotheby's.

O quadro é considerado o último retrato que Klimt completou antes da morte.

Retratando uma mulher de identidade desconhecida, a pintura reúne todos os valores técnicos e exuberância criativa que definem os grandes trabalhos do pintor, salientou a casa internacional de leilões.

Nessa altura, Klimt tinha iniciado trabalhos de maior expressividade, com padrões mais alegres, cores e formas -- como flores e dragões - num estilo influenciado por artistas contemporâneos como Van Gogh, Matisse e Gauguin.

Leia Também: Pintura de Klimt 'Dama com Leque' vai a leilão por 80 milhões em Londres

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas