Recorde na Europa. Quadro de Klimt vendido em leilão por quase 99 milhões

Um dos últimos retratos criados pelo pintor austríaco Gustav Klimt (1862-1918) foi vendido em leilão, na terça-feira, por 85,3 milhões de libras (98,7 milhões de euros), atingindo assim um recorde para uma obra de arte leiloada na Europa.

Notícia

© REUTERS

Lusa
28/06/2023 13:59 ‧ 28/06/2023 por Lusa

Cultura

Dama com Leque

Vendido a um colecionador de Hong Kong acima da estimativa de 65 milhões de libras (75,2 milhões de euros), o quadro "Dama com Leque" ultrapassou assim o recorde anterior, da escultura "Walking Man I", de Alberto Giacometti, também vendido na Sotheby's, em 2010.

"Depois de uma batalha de licitações de 10 minutos entre quatro clientes ao telefone e presentes na sala, o quadro alcançou um novo recorde para uma obra de arte na Europa e, também, para Gustav Klimt. O resultado é também o segundo valor mais alto alguma vez pago por um retrato em leilão", indicou a Sotheby's.

O quadro é considerado o último retrato que Klimt completou antes da morte.

Retratando uma mulher de identidade desconhecida, a pintura reúne todos os valores técnicos e exuberância criativa que definem os grandes trabalhos do pintor, salientou a casa internacional de leilões.

Nessa altura, Klimt tinha iniciado trabalhos de maior expressividade, com padrões mais alegres, cores e formas -- como flores e dragões - num estilo influenciado por artistas contemporâneos como Van Gogh, Matisse e Gauguin.

Leia Também: Pintura de Klimt 'Dama com Leque' vai a leilão por 80 milhões em Londres

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas