Meteorologia

  • 22 FEVEREIRO 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 18º

Elmano Sancho e mais Shakespeare na nova temporada do Teatro Trindade

A peça "José, o Pai", de Elmano Sancho, abre em setembro a nova temporada do Teatro da Trindade, em Lisboa, que vai contar também com novas encenações de textos de Shakespeare e Edward Albee.

Elmano Sancho e mais Shakespeare na nova temporada do Teatro Trindade
Notícias ao Minuto

17:16 - 27/06/23 por Lusa

Cultura Teatro

A temporada 2023/2024, programada por Diogo Infante e hoje anunciada, vai abrir a 14 de setembro com "José, o Pai", escrita e encenada por Elmano Sancho e que encerra uma trilogia deste autor intitulada "A Sagrada Família", da qual fazem parte ainda as peças "Jesus, o Filho" e "Maria, a Mãe".

"José, um ator velho e desempregado, renuncia ao papel de pai, vítima de um mundo que exige novas formas de autoridade", lê-se na sinopse.

"José, o Pai", protagonizada por Jorge Pinto, estreou-se em maio em Vila Nova de Famalicão e teve uma temporada já este mês no Porto. No Teatro da Trindade estará de 14 de setembro a 29 de outubro na sala-estúdio.

Ainda em setembro, a nova temporada vai contar com uma nova encenação de "Sonho de uma noite de verão", do dramaturgo inglês William Shakespeare, com direção de Diogo Infante e em versão musical, "com temas portugueses, sobejamente conhecidos do grande público".

Em palco estarão 16 atores, como Artur Guimarães -- responsável pela direção musical -, Cristóvão Campos, Mariana Pacheco, Sara Matos, Soraia Tavares e o próprio Diogo Infante.

O musical ficará em cena de 21 de setembro a 26 de novembro.

Da programação deste ano, o Trindade vai ainda acolher em novembro "Requiem por Isabel", peça de Raquel Serejo Martins, que venceu a quinta edição do Prémio Miguel Rovisco, que terá encenação de Tiago Torres da Silva e interpretação de Lídia Franco, Rita Ribeiro e Baltasar Marçal.

Para 2024, o Teatro da Trindade coproduz, com a Produções Teatrais Próspero, uma nova encenação da primeira peça do dramaturgo irlandês Martin McDonagh, "A rainha da beleza de Leenane", agora com encenação de Sandra Faleiro a partir de 15 de fevereiro.

A nova temporada do Teatro Trindade vai acolher ainda duas estreias e uma reposição.

Do dramaturgo Edward Albee será apresentada a peça "A senhora de Dubuqyue", com encenação de Álvaro Correia e estreia para 29 de fevereiro, e da autora britânica Cordelia O'Neill é encenada a peça "Se acreditares muito", em maio, encenada por Flávio Gil, para interpretação de Diogo Martins e Sara Barradas.

Depois de uma temporada de dois meses com mais de 18.000 espectadores, o Trindade vai repor a peça "Noite de Reis", de Shakespeare, a partir de maio de 2024, encenada por Ricardo Neves-Neves.

O Teatro da Trindade voltará a acolher o ciclo de música "Mundos", tendo anunciado apenas três para este ano: Música galega com Xabier Díaz e as Adufeiras de Salitre (26 de setembro), o projeto luso-brasileiro Aiê, com Edgar Valente e Luiz Gabriel Lopes (24 de outubro) e a cantora curda Aynur (28 de novembro).

O Teatro da Trindade é um equipamento cultural da Fundação INATEL e tem direção artística de Diogo Infante desde 2017.

Leia Também: Cinemateca Portuguesa exibe escolhas cinéfilas do Papa Francisco

Recomendados para si

;
Campo obrigatório