Meteorologia

  • 19 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 21º

Túnel em Coimbra por onde vai passar o 'metrobus' acolhe concerto

O Túnel das Carvalhosas, por onde irão passar no futuro os autocarros elétricos do Sistema de Mobilidade do Mondego (SMM), vai acolher um concerto da Orquestra Clássica do Centro, afirmou a Metro Mondego (MM).

Túnel em Coimbra por onde vai passar o 'metrobus' acolhe concerto
Notícias ao Minuto

10:11 - 15/06/23 por Lusa

Cultura Música

O quarteto de cordas da Orquestra Clássica do Centro e a soprano Marina Pacheco vão atuar no sábado, pelas 17:00, no Túnel das Carvalhosas, junto à Estrada da Beira, infraestrutura que marca "a chegada à cidade de Coimbra dos veículos" do SMM, salientou a organização.

Questionada pela Lusa, a MM explicou que o concerto resulta de um desafio da associação RUAS (Recriar a Universidade, Alta e Sofia), que a Metro Mondego integra, para a realização de uma iniciativa a integrar o evento Sons da Cidade deste ano.

"A iniciativa proposta consiste na realização de um pequeno concerto no Túnel das Carvalhosas, permitindo conhecer a intervenção naquela zona do projeto", salientou fonte oficial da MM.

O pequeno concerto vai contar com interpretação de serenatas de Coimbra, para além de compositores internacionais, como Maurice Ravel ou Ennio Morricone.

Fonte oficial da MM referiu que a entidade ambiciona "realizar mais iniciativas de cariz cultural noutros locais da infraestrutura".

De acordo com a Metro Mondego, o troço suburbano do 'metrobus', entre Serpins e a Portagem, na Baixa de Coimbra, deverá estar em funcionamento em junho de 2024, prevendo-se que o sistema urbano esteja pronto no final desse mesmo ano.

O SMM consiste na implementação de troços de via dedicada (com algumas exceções em Coimbra), onde vão circular autocarros elétricos que irão operar no antigo ramal ferroviário da Lousã, encerrado em janeiro de 2010, e na área urbana de Coimbra, ligando esta cidade a Serpins, no concelho da Lousã, com passagem em Miranda do Corvo, numa extensão de 42 quilómetros.

Leia Também: The Beths, os neozelandeses que deram nova vida à angústia do indie rock

Recomendados para si

;
Campo obrigatório