Procurar

Art Basel arranca hoje na Suíça com três galerias portuguesas

A Art Basel dá hoje início à edição de 2023, em Basileia, na Suíça, com três galerias portuguesas entre as participantes e uma mostra do artista Luís Lázaro Matos em destaque.

Art Basel arranca hoje na Suíça com três galerias portuguesas

© iStock

Lusa
15/06/2023 06:59 ‧ há 2 anos por Lusa

Cultura

Basileia

De acordo com a lista de galerias, na edição deste ano da maior feira de arte do mundo vão estar presentes as lisboetas Cristina Guerra e Pedro Cera, bem como a Madragoa, neste último caso no setor "Statements", dedicado a novos artistas, ao qual leva o trabalho do português Jaime Welsh.

Com o apoio da Madragoa acontece também a apresentação de 'Shhh!', de Luís Lázaro Matos, um conjunto de pinturas, desenhos e vinis criados especificamente para a biblioteca do Museu de Arte de Basileia, no contexto da secção 'Parcours' da Art Basel.

"Vários atos lascivos enchem o espaço da biblioteca do Kunstmuseum Basel, que, como qualquer biblioteca pública, está sujeita a regras sobre decência e silêncio. Porém, para 'Parcours', seres híbridos míticos executam uma série de atividades sexuais ao longo desta venerável instituição numa tentativa de minar a natureza puritana de procurar o silêncio", pode ler-se na página da feira de arte.

A descrição de 'Shhh!' acrescenta que "o artista sugere a possibilidade de que as cenas frívolas possam estar a ter lugar nas mentes de desafiantes utilizadores da biblioteca".

Quatro painéis mostram seres que estão entre "esfinges egípcias e participantes numa festa de fetiche", pode ler-se no texto sobre a mostra que já foi alvo de menção no Financial Times e está incluída na lista do The Art Newspaper de seis exposições de acesso gratuito que têm de ser vistas durante a Art Basel.

'Shhh!' abriu ao público na segunda-feira e vai poder ser visitada até domingo.

A Galeria Cristina Guerra é presença habitual em Basileia, onde, no ano passado, levou trabalhos de nomes como Julião Sarmento, João Maria Gusmão, João Pedro Vale, Nuno Alexandre Ferreira, André Cepeda e Yonamine, entre outros.

Da mesma forma, a Galeria Pedro Cera, a assinalar 25 anos de existência, também viaja regularmente até à Suíça, representando artistas como Ana Manso, Bruno Pacheco, Gil Heitor Cortesão, Miguel Branco, entre outros.

"A Art Basel, em Basileia, vai estar dividida em nove setores -- cada qual com o seu próprio foco, de jovens vozes frescas a instalações desmesuradas. Para além disso, um projeto imersivo da artista marroquina Latifa Echakhch na Messeplatz e um programa de conversas com figuras de relevo do mundo da arte vão estar acessíveis a todos os visitantes", pode ler-se na página da feira.

A presença portuguesa estende-se ainda à equipa de curadores, onde Filipa Ramos será a responsável pela área do Cinema.

Leia Também: Editor literário norte-americano Robert Gottlie morre aos 92 anos

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10