Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Medalha de Mérito Cultural para associação de amigos do Soares dos Reis

O Ministério da Cultura atribuiu a Medalha de Mérito Cultural ao Círculo Dr. José de Figueiredo -- Amigos do Museu Nacional de Soares dos Reis, no Porto, de acordo com um despacho publicado hoje em Diário da República.

Medalha de Mérito Cultural para associação de amigos do Soares dos Reis

Shutterstock 

Notícias ao Minuto

11:31 - 09/06/23 por Lusa

Cultura Museu Soares dos Reis

Apesar de publicado hoje em Diário da República e de estar datado de 12 de maio, o despacho, assinado pelo ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, refere que a atribuição da medalha aconteceu em 13 de abril, dia da reabertura da exposição permanente do museu.

O documento hoje publicado lembra que a associação de amigos do primeiro museu público de arte do país foi criada em 1940 e "tem centrado a sua atividade, desde o início, no apoio ao desenvolvimento daquele museu nacional, reforçando as suas coleções artísticas através da aquisição de obras que ali deposita, financiamento de ações de conservação e de restauro, publicação de edições - como a Revista MVSEV -, realização de viagens, conferências e ações de formação, entre outras atividades de divulgação e fomento patrimonial".

O Museu Nacional Soares dos Reis está instalado no Palácio dos Carrancas, no Porto, e foi inaugurado em 1833, quando o rei Pedro IV decidiu estabelecer na cidade um museu de pinturas e estampa.

Foi o primeiro museu público de arte do país, e adquiriu o estatuto de museu nacional em 1932.

A coleção de pintura, em particular, é constituída por 2.500 objetos com datas do século XVI ao século XX, destacando-se obras de Silva Porto, Marques de Oliveira, Henrique Pousão, Aurélia de Sousa e António Carneiro, entre outros.

Leia Também: Conímbriga perspetiva futuro da investigação no campo arqueológico

Recomendados para si

;
Campo obrigatório