Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Associação AngraJazz queixa-se de atraso na atribuição de apoios

A organização do festival AngraJazz alertou hoje para o atraso na atribuição de apoios do Governo dos Açores, alegando que pode colocar em risco edições futuras, mas a secretária da Cultura garante uma resposta "dentro de dias".

Associação AngraJazz queixa-se de atraso na atribuição de apoios
Notícias ao Minuto

23:56 - 06/06/23 por Lusa

Cultura Açores

"Estamos em junho, o AngraJazz é já em outubro e, além dos privados, o único apoio que nós temos garantido é o da Câmara Municipal de Angra [do Heroísmo]. Os outros apoios da Cultura, do Turismo, não temos resposta ainda às nossas candidaturas", afirmou José Ribeiro Pinto, da associação cultural AngraJazz, que organiza o festival desde 1999, na apresentação do cartaz da 24.ª edição, em Angra do Heroísmo, na ilha Terceira.

O festival, que leva a Angra do Heroísmo Renee Rosnes, Ben Allison, Coreto, Immanuel Wilkins e Vivian Buczek, nos dias 04, 06 e 07 de outubro, conta com um orçamento entre 110 e 120 mil euros e prevê arrecadar uma receita de bilheteira de 18 mil euros.

José Ribeiro Pinto garantiu que se os apoios do Governo Regional para esta edição "não se confirmarem", para o ano "não há AngraJazz".

"Ao longo dos anos, conseguimos criar um fundo, que neste momento está esgotado", revelou.

O membro da associação cultural AngraJazz frisou que o festival não pode ser preparado no mês anterior, "em cima do joelho", por isso é necessário ter a certeza de que os apoios chegam com mais antecedência.

"Começamos a fazer isso em janeiro/fevereiro e mesmo assim já não apanhamos às vezes alguns [músicos], porque já têm o seu calendário preenchido", explicou, acrescentando que os bilhetes de avião também ficam mais caros quando são comprados em cima das datas.

As críticas ao executivo açoriano (PSD/CDS-PP/PPM) foram sublinhadas pelo vice-presidente da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo (PS), Guido Teles.

"É impossível fazer eventos de grande escala e com capacidade de catapultar o nome de Angra [do Heroísmo] e da ilha Terceira para o exterior, sem que exista um compromisso das várias entidades que têm responsabilidade a este nível", vincou.

O autarca disse que, nos últimos tempos, vários eventos internacionais "têm estado praticamente dependentes do apoio municipal", porque as respostas do executivo "acabam por surgir demasiado tarde".

"Isto é uma situação que nos vem a preocupar, porque é obviamente um impacto grande no nosso orçamento, muito maior do que era normal, porque existia uma partilha de responsabilidades e de investimento nestes eventos", apontou.

Questionada pela Lusa, a secretária regional da Educação e Assuntos Culturais, Sofia Ribeiro, assegurou que a tutela está a "ultimar os processos de atribuição dos apoios ao abrigo do regime jurídico dos apoios às atividades culturais".

"Contamos dentro de dias ter esta questão resolvida e dirimida", avançou, acrescentando que, em 2019 (último ano de governação do PS), "os apoios foram atribuídos também no final de maio".

A titular da pasta da Cultura adiantou ainda que "a muito curto prazo" será colocada a discussão pública uma proposta de revisão da operacionalização deste regulamento, para agilizar o processo de atribuição de apoios.

"O nosso objetivo é desburocratizar o sistema, podermos ter uma desconcentração em termos de serviços de apoio às várias entidades que se estão a candidatar, podermos ter apoios diferenciados consoante o nível de exigência que se coloca a estes projetos culturais e termos também uma calendarização que confira maior estabilidade na atribuição", explicou, acrescentando que as alterações deverão entrar em vigor "ainda este ano".

Entre as propostas do executivo açoriano está a criação de um regime de avaliação diferenciado, que distinga "as entidades que apresentem projetos pontuais" das que "têm já um caráter de sistematização que já se aproxima muito da profissionalização".

Leia Também: Profissionais querem melhores condições e um instituto que apoie o cinema

Recomendados para si

;
Campo obrigatório