Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Filandorra aproveita 10 de Junho para alertar para dificuldades do teatro

A Filandorra vai aproveitar a comemoração do Dia de Portugal no sábado, na Régua, para alertar para as dificuldades financeiras da companhia de teatro, excluída do apoio da DGArtes, e apelar à intervenção do Presidente da República.

Filandorra aproveita 10 de Junho para alertar para dificuldades do teatro
Notícias ao Minuto

22:57 - 05/06/23 por Lusa

Cultura Teatro

"O ministério da Cultura abandonou as estruturas", afirmou hoje à agência Lusa David Carvalho, diretor da companhia sediada em Vila Real.

Já em janeiro e, depois, no Dia Mundial do Teatro (27 de março), a companhia protestou por não ter o apoio financeiro da Direção-Geral das Artes (DGArtes), apesar de ter tido uma classificação de 74,02%.

Uma situação que, segundo David Carvalho, ainda foi, recentemente, "agravada" pelo "atraso" na divulgação dos resultados dos concursos a apoio a projetos e apoio em parceria, entretanto abertos.

E é para chamar a atenção para as dificuldades que atravessa que a Filandorra quer "fazer chegar", no sábado, ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, uma "missiva de descontentamento/desagrado".

"E apelar à sua intervenção (do Presidente) para a correção deste 'crime cultural' que levará inevitavelmente ao maior número de despedimentos na região na área cultural, o que poderá acontecer já em julho", apontou o responsável, que explicou que a companhia está a preparar uma 'performance' para o dia 10 de Junho.

Esta ação, acrescentou, enquadra-se no movimento "Outra Política Para a Cultura", apresentado hoje, em Lisboa, e serve de base de entendimento entre várias estruturas representativas do setor na luta por um serviço público de Cultura.

Entre elenco, técnicos, produção e direção artística, a Filandorra tem 15 elementos, 11 dos quais efetivos e quatro prestadores de serviços.

Tem 37 anos de atividade, 82 produções e conta com a parceria de 30 câmaras da região Norte, que garantem 50% do seu orçamento anual.

David Carvalho referiu que a Filandorra "resiste ainda" a partir a "partir de contratos-programa e venda de espetáculos com os municípios".

A companhia centra as suas críticas no ministro da Cultura, considerando que Pedro Adão e Silva continua "a denegar a coesão nacional e se mantém adepto das famosas linhas de corte que estão a levar à morte de estruturas culturais por todo o país, de Trás-os-Montes ao Algarve".

A cidade do Peso da Régua acolhe no sábado a cerimónia oficial das comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesa.

A Presidência da República justificou a escolha referindo que o Douro é a Capital Europeia do Vinho em 2023.

Leia Também: Teatro das Beiras estreia na Covilhã 'Um Hamlet tragicómico'

Recomendados para si

;
Campo obrigatório