Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Lisboa acolhe conferência do Observatório Europeu do Audiovisual

Os mercados europeus de cinema de pequena e média dimensão, como o de Portugal, são o tema central da conferência que o Observatório Europeu do Audiovisual (OEA) realiza na terça-feira, em Lisboa.

Lisboa acolhe conferência do Observatório Europeu do Audiovisual
Notícias ao Minuto

15:51 - 05/06/23 por Lusa

Cultura OEA

A conferência acontece em Lisboa, na Cinemateca Portuguesa, pelo facto de Portugal ter assumido este ano a presidência rotativa do OEA, liderada por Marta Sousa, do Instituto do Cinema e Audiovisual.

O OEA é um organismo do Conselho da Europa que produz e divulga regularmente dados estatísticos sobre o setor no espaço europeu, e tem uma presidência rotativa entre os Estados-membros, com Portugal a suceder este ano à Estónia.

A conferência é dedicada especificamente "às novas tendências e desafios" dos pequenos e médios mercados de cinema da Europa, e do programa anunciado destaca-se a apresentação do projeto europeu CRESCINE, coordenado por Manuel José Damásio, na Universidade Lusófona.

O CRESCINE, que conta com 3,9 milhões de euros de financiamento comunitário europeu, tem como objetivo "melhorar a circulação de filmes" de mercados mais pequenos na indústria cinematográfica, com recurso a novas ferramentas e análise e gestão de dados, lê-se na página da Comissão Europeia dedicada ao projeto.

A investigação, a decorrer até 2026, é feita a partir do estudo de sete mercados: Estónia, Lituânia, Dinamarca, Irlanda, Bélgica, Croácia e Portugal.

Na conferência em Lisboa estão previstas ainda intervenções, entre outros, de Susanne Nikoltchev, diretora executiva do OEA, da presidente do Instituto de Cinema da Estónia, Edith Sepp, do programador Stefano Savio, da produtora Pandora da Cunha Telles e do diretor de 'marketing' da distribuidora NOS, Saúl Rafael.

Criado em 1992 em Estrasburgo, para colmatar a falta de informação sobre o setor audiovisual, o OEA conta atualmente com 40 Estados-membros e ainda um representante da União Europeia.

Esta conferência em Lisboa acontece na mesma semana em que, no Porto, o Batalha -- Centro de Cinema, o Cineclube do Porto e a Fundação Calouste Gulbenkian organizam os Novos Encontros do Cinema Português.

Estes encontros, marcados para terça e quarta-feira, acontecem 56 anos depois de uma iniciativa semelhante realizada no Batalha, em finais de 1967, e desta vez os debates incidem sobre quatro eixos: Educação, Produção, Crítica e Distribuição e Exibição.

Leia Também: ICA pede resposta para "curva de crescimento complexa" no audiovisual

Recomendados para si

;
Campo obrigatório