Na sua 31.ª edição, o festival propõe-se "percorrer séculos de história" com a apresentação espetáculos que "vão da música de câmara a concertos sinfónicos e outras grandes produções", divulgou a organização, a ABA -- Banda de Alcobaça, Associação de Artes.
Ao longo de um mês o festival foca-se na "Música no Feminino", levando aos palcos do concelho de Alcobaça, no distrito de Leiria, obras de compositoras como Inês Badalo, Maria de Lourdes Martins, Clara Schumann, Madalena Casulana, Barbara Strozzi, Fanny Mendelssohn ou Cécile Chaminade, entre outras.
O Cistermúsica dedica também esta edição à celebração dos 150 anos do compositor, pianista e maestro russo Sergei Rachmaninov, "uma efeméride incontornável", assinalada na programação com cinco propostas artísticas apresentadas por músicos como Pavel Gomziakov, Tatiana Samouil, Andrei Korobeinikov e Eleonora Karpukhova.
A Jovem Orquestra Portuguesa leva ao Cistermúsica uma atuação alusiva a esta celebração, marcada também pelas pianistas Jill Lawson e Eleonora Karpukhova, que interpretam um recital a quatro mãos dedicado ao repertório de Rachmaninov para este instrumento.
Mantendo "a aposta num leque de experiências artísticas e sonoras distintas que cativam diferentes públicos", o festival, com direção artística de André Cunha Leal, levará a Alcobaça os 'ensembles' italianos Cappella Neapolitana António Florio e Micrologus, Christian Lindberg (maestro, compositor e trombonista) ou o 'ensemble' espanhol The Ministers of Pastime, que colabora frequentemente com Jordi Savall.
Numa nota às redações, a organização divulgou que os concertos sinfónicos desta edição serão interpretados pela Orquestra Metropolitana de Lisboa, Orquestra Filarmónica Portuguesa, Orquestra XXI, Jovem Orquestra Portuguesa, Banda Sinfónica Portuguesa e pela Banda Sinfónica de Alcobaça.
À programação principal juntam-se as vertentes "Outros Mundos", "Júnior e Famílias", "Redes e Rota de Cister", cujas iniciativas terão lugar sempre à quinta-feira, no âmbito de um cartaz que será revelado nas próximas semanas.
No total, a programação do festival, que acontece de quarta-feira a domingo, oferece "mais de 40 espetáculos que levarão reconhecidos artistas e agrupamentos aos mais emblemáticos locais do património arquitetónico, fator que é uma das imagens de marca do Cistermúsica", pode ler-se na nota da ABA.
Nascido em 1992 por iniciativa do município de Alcobaça, o Cistermúsica é organizado, desde 2002, pela Banda de Alcobaça, tendo o apoio institucional do mesmo município e da Direção-Geral das Artes.
Leia Também: Festival SBSR 2023 regressa ao Meco de 13 a 15 de julho. Eis o cartaz