O concerto de abertura está a cargo de Rodrigo Teixeira, 19 anos, vencedor da categoria mais avançada (até 32 anos) da última edição. O pianista interpretará obras de Sergei Rachmaninoff (2.ª Sonata) e de Franz Liszt (Sonata em Si menor). O concerto, marcado para as 21:30 de 23 de junho, será gravado pela RDP/Antena 2, indica a CulturXis - Associação de Desenvolvimento Artístico, que organiza o concurso.
A 30 de abril, quando encerrou a primeira fase inscrição, o concurso contava já com "mais de 120 participantes inscritos oriundos de Portugal, Espanha, França, Alemanha, Áustria, Itália, Holanda, Brasil, México, Rússia, China, Japão, entre outros" países, como se lê no comunicado hoje divulgado pela organização, acrescentando que a "elevada procura" obrigou "a encerrar cinco das sete categorias da competição, antes do término oficial previsto, 11 de junho". A organização sublinha que, "nos últimos anos", o concurso se estabeleceu como o maior em Portugal, quanto ao "recorde de inscrições".
O júri será presidido pelo pianista Artur Pizarro, contando com "um painel de concertistas portugueses e estrangeiros", a par de figuras "referência da pedagogia nacional, originários de norte a sul do país", especifica a organização.
O Concurso de Piano de Oeiras, indica a CulturXis, tem o "Alto Patrocínio" do Presidente da República e "o grande patrocínio" da Câmara Municipal de Oeiras.
Leia Também: Município de Almeida promove festival 'Vilar Formoso Fronteira da Paz'