Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Mostra Internacional de Circo Contemporâneo leva nove espetáculos a Ourém

Nove espetáculos integram a programação da Mostra Internacional de Circo Contemporâneo de Ourém, no distrito de Santarém, que decorre entre o final de maio e o início de julho, com artistas de Espanha, Inglaterra, Alemanha e Portugal.

Mostra Internacional de Circo Contemporâneo leva nove espetáculos a Ourém
Notícias ao Minuto

14:35 - 27/05/23 por Lusa

Cultura Circo

Na segunda edição duplicam-se o número de espetáculos em relação a 2022, que se repartem pelo palco principal e anfiteatro exterior do Teatro Municipal de Ourém (TMO), chegando ainda ao Mercado Municipal. 

Segundo o diretor artístico do TMO, João Aidos, a intenção é levar o público a "experienciar outros lugares de fruição artística", promovendo "as artes de rua e o circo contemporâneo" através de "outro tipo de dialéticas e relações entre os artistas", privilegiando "o nosso espaço ao ar livre". 

Entre a programação selecionada para este ano, João Aidos destaca "Poi", no dia 07 de junho, e "Life", a apresentar a 23 de junho. "São espetáculos imperdíveis", realça:

"'Poi' é à volta do pião, um jogo mágico e ancestral", em que o protagonista faz "desde um pião a descer uma corda, a um pião gigante com metro e meio de altura a girar no palco. É inacreditável".

Mas, "a grande aposta é trazer cá os Gandini Juggling", companhia britânica que é "referência europeia e mundial do circo contemporâneo". 

"Muita gente conhece esta companhia e esta última peça que fizeram de malabarismo ['Life'] é muito baseada numa coreografia de Merce Cunningham. E é extraordinária", sublinha o diretor artístico.

A programação reparte-se até ao início de julho, mas a Mostra Internacional de Circo Contemporâneo terá uma concentração especial de espetáculos entre os dias 30 de junho e 02 de julho.

"É um fim de semana que tem espetáculos para toda gente. É daquelas coisas que vem o avô, o neto, o pai, toda a gente vem ver o espetáculo", procurando-se criar uma "excelente proposta para passar um bom fim de semana neste território". 

Com entrada livre nas exibições ao ar livre, a Mostra Internacional de Circo Contemporâneo pretende ser mais atração a Ourém. "Pode-se vir visitar o Castelo de manhã e à tarde tem aqui um conjunto de espetáculos para ver. Acima de tudo as pessoas vão ser surpreendidas", promete João Aidos.

A programação arranca nos dias 29, 30 e 31 de maio com "T0+1", do 'clown' alemão radicado em Portugal Thorsten Grütjen, com apresentações reservadas para público escolar. 

O primeiro espetáculo da II Mostra Internacional de Circo Contemporâneo para o público em geral é no dia 07 de junho, com "Poi", da companhia espanhola D'Es Tro. Do elenco faz parte Guillem Vizcaíno, campeão do mundo em estilo livre de manipulação de piões.

Do Reino Unido chega a Gandini Juggling, que mostra no dia 23 de junho "Life", criação onde a dança encontra o malabarismo.

"Bonecos do mercado", da Alma d'Arame, anima na manhã de 29 de junho o Mercado Municipal Manuel Prazeres Durão, em Ourém

No anfiteatro exterior do TMO, a manhã do dia 30 de junho é reservada para "Só", dos espanhóis Xampatito_Pato, enquanto a noite é destinada a "Carmim", performance da companhia portuguesa Coração nas Mãos. 

A 01 de julho duas outras companhias espanholas revelam trabalho em Ourém: ao final da  tarde, o Circo EIA traz "Espera", construído por "artesãos do movimento"; à noite, dois palhaços Bucráa Circus Company representam em "El gran final" uma tragicomédia cujo contexto é a guerra civil espanhola.

A mostra encerra na tarde de dia 02 de julho, com "Histórias suspensas", da portuguesa Radar 360º, "um armário que fabrica sonhos e onde o limite é a própria imaginação".

Em paralelo, o TMO está também a festejar o segundo aniversário da reabertura de portas, data assinalada com concerto de Adriana Calcanhotto no dia 02 de junho.

Leia Também: Vídeo. Equilibrista sofre acidente "feio" no circo de Isabela Cardinali

Recomendados para si

;
Campo obrigatório