Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Festas de São João em Braga durante 10 dias com Júlio Pereira e Plutónio

O "mestre do cavaquinho" Júlio Pereira, os Quatro e Meia e o rapper Plutónio são alguns dos nomes da edição 2023 do São João de Braga, que vai decorrer de 16 a 25 de junho, foi hoje anunciado.

Festas de São João em Braga durante 10 dias com Júlio Pereira e Plutónio
Notícias ao Minuto

12:26 - 26/05/23 por Lusa

Cultura Música

Segundo o presidente da Associação de Festas, Firmino Marques, do cartaz fazem ainda parte José Malhoa, Zezé Fernandes e o "músico da casa" Daniel Pereira Cristo, coordenador do cancioneiro sanjoanino bracarense "São João Hoje".

"Vão ser 10 dias de festa, com 164 iniciativas, com 365 entidades envolvidas e com 270 horas de programação", referiu o responsável.

O programa inclui sete cortejos, sete exposições e dois concursos, um dos quais de cascatas e o outro de farturas da festa.

As festividades vão manter os habituais momentos dedicados ao cavaquinho, aos cabeçudos e gigantones, ao folclore e à etnografia, aos cantares ao desafio e às concertinas.

Este ano, o programa dá particular destaque às bandas filarmónicas, em especial aos 180 anos da Banda Musical de Cabreiros.

A Praça do Município vai acolher a feira do artesanato, com 20 'stands'.

Na apresentação do programa, o presidente da Associação Empresarial de Braga, Daniel Vilaça, disse que as previsões apontam para que passem pela festa 500 mil pessoas, o que deverá provocar um impacto económico de 20 milhões de euros.

Números "aproveitados" pelo presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, para destacar que aquelas são festividades com um "programa único a nível nacional", pela riqueza, diversidade e qualidade das iniciativas.

"São dias em que Braga vai estar a bombar", referiu ao autarca.

Rio sublinhou ainda a "componente absolutamente distintiva" do São João de Braga, por esta festa ser "o corolário" do trabalho levado a cabo durante todo o ano pelas associações do concelho em nome da preservação das tradições.

Leia Também: North Music Festival entre hoje e domingo na Alfândega do Porto

Recomendados para si

;
Campo obrigatório