Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 8º MÁX 15º

Festival de Teatro de Viseu explora temática do foral de D. Teresa

Quinze peças vão ser apresentadas no âmbito do Festival de Teatro de Viseu por grupos de escolas e associações do concelho, que foram desafiados a explorar a temática do foral atribuído há 900 anos por D. Teresa.

Festival de Teatro de Viseu explora temática do foral de D. Teresa
Notícias ao Minuto

17:02 - 19/05/23 por Lusa

Cultura Viseu

A 22ª edição do Festival de Teatro de Viseu arrancará na próxima semana, no dia 26, no Auditório Mirita Casimiro, prolongando-se até 11 de junho.

"Os grupos participantes foram convidados a explorar a temática 'Viseu 900', a divisa de promoção turística que o município de Viseu elegeu para este ano, em que se assinalam os 900 anos de atribuição do foral da rainha D. Teresa", referiu a Câmara de Viseu, que promove o festival.

Segundo a autarquia, as peças "serão avaliadas tendo em conta vários parâmetros relacionados com a performance dos grupos e, posteriormente, serão atribuídos os prémios aos vencedores", nas categorias de "Melhor Peça de Teatro", "Melhor Interpretação Masculina" e "Melhor Interpretação Feminina".

Com o objetivo de "homenagear uma das personalidades mais notáveis no estudo do teatro", o município atribuirá também o prémio "Osório Mateus", numa referência ao professor, investigador e encenador natural da cidade de Viseu.

A autarquia sublinhou que este evento municipal se demarca "pela valorização da cultural local, a sensibilização para a importância do teatro nos hábitos culturais como forma de conhecimento, entretenimento e inclusão social" e também pela "relevância dos novos valores para a produção teatral".

Leia Também: Viseu. Foral concedido por D. Teresa há 900 anos motiva festa pelas ruas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório