Meteorologia

  • 24 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 25º

DGArtes apoia 18 projetos com apoio complementar ao 'Europa Criativa'

A Direção-Geral das Artes (DGArtes) vai dar um apoio complementar a 18 projetos, de várias áreas, submetidos por entidades com candidaturas já selecionadas pelo programa Europa Criativa, anunciou hoje aquela entidade.

DGArtes apoia 18 projetos com apoio complementar ao 'Europa Criativa'
Notícias ao Minuto

20:43 - 04/05/23 por Lusa

Cultura DGArtes

O apoio complementar ao Programa Europa Criativa, integrado no Programa de Apoio a Projetos da DGArtes, tem uma dotação total de 450 mil euros, que serão alocados a dez projetos da área da música, quatro de cruzamento disciplinar, dois de artes plásticas, um de teatro e um outro de novos media, segundo informação disponível no 'site' oficial da DGArtes.

Este "procedimento simplificado" foi aberto "com vista a potenciar a participação de entidades portuguesas coordenadoras ou parceiras de candidaturas já selecionados pelo Programa Europa Criativa (Vertente Cultura e Vertente Transectorial -- Creative Innovation Lab)".

Dos 18 projetos apoiados, que serão executados até 31 de dezembro de 2024, "15 estão inscritos na vertente 'Cultura' - que inclui projetos de cooperação europeia e plataformas europeias - e três na vertente transetorial 'Ação Creative Innovation Lab', sendo quatro liderados por entidades portuguesas, que coordenam, e 14 contam com entidades portuguesas como parceiras".

A DGArtes recorda que, "com este apoio complementar plurianual", pretende "dinamizar a internacionalização das artes e da cultura portuguesa através da cooperação com outros países e do fomento da presença de projetos internacionais em Portugal".

Além disso, "pretende-se, ainda, incentivar a articulação das artes com outras áreas setoriais, incentivar projetos emergentes e valorizar a experimentação artística".

As candidaturas ao apoio complementar ao programa Europa Criativa decorreram entre 20 de janeiro e 21 de fevereiro deste ano. No entanto, deveriam ter aberto em setembro do ano passado, de acordo com a declaração anual da DGArtes para 2022.

Entre as entidades com projetos apoiados estão a AMAEI - Associação de Músicos Artistas e Editoras Independentes, a Bando à Parte e as associações culturais Gerador, Arena Ensemble e OUT.RA.

O valor dos apoios varia entre os cerca de 2.600 euros e 40 mil euros.

A declaração anual de 2022 da DGArtes previa mais concursos de apoio a projetos que acabaram por abrir candidaturas mais tarde do que era previsto.

O concurso limitado para seleção do projeto curatorial e expositivo de representação oficial portuguesa na 18.ª Bienal de Arquitetura de Veneza, com uma dotação de 350 mil euros, que deveria ter aberto em agosto, abriu em outubro e o projeto vencedor foi anunciado em dezembro.

Os restantes concursos de apoio a projetos previstos para 2022, nas áreas da criação, programação e internacionalização, com uma dotação total de 9,2 milhões de euros, abriram em 29 de dezembro, tendo as candidaturas decorrido até fevereiro. Ainda não são conhecidos resultados de nenhum destes concursos.

Leia Também: DGArtes. Ministério da Cultura já foi notificado da providência cautelar

Recomendados para si

;
Campo obrigatório