Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 17º

Lembra-se de Luna de Harry Potter? Vem a Portugal apresentar um livro

A atriz, de 31 anos, estará em Lisboa a 27 de maio, onde fará também uma sessão de autógrafos.

Lembra-se de Luna de Harry Potter? Vem a Portugal apresentar um livro
Notícias ao Minuto

15:43 - 27/04/23 por Notícias ao Minuto

Cultura Livros

Evanna Lynch vem a Portugal a 27 de maio para apresentar o seu livro 'O Oposto da Caça às Borboletas', e a sessão acontecerá na Praça LeYa da Feira do Livro de Lisboa.

A escritora, mundialmente conhecida pelo seu papel na saga Harry Potter, na qual interpretava a personagem Luna Lovegood, fará ainda uma sessão de autógrafos depois da apresentação, marcada para as 16h. O livro chega às livrarias a 30 de maio.

"'O Oposto da Caça às Borboletas' é sobre os desafios e as glórias de crescer, de fazer o luto da infância e entrar no desconhecido de ser mulher, mais ainda num mundo onde estava exposta a escrutínio constante", descreve fonte do grupo editorial Leya em comunicado enviado ao Notícias ao Minuto.

De acordo com o grupo, Lynch fala pela primeira vez sobre todas as suas complexidades e contradições mais íntimas. A escritora, de 31 anos, fala ainda como ultrapassou o distúrbio alimentar por que passou,  "começou a vencer o ódio autoinfligido, enfrentou o medo de deixar para trás a segurança imaculada da meninice e embarcou na travessia imprevisível que é ser mulher, com as luzes impiedosas da fama internacional a incidirem sobre ela".

A história de Lynch com este distúrbio alimentar, a anorexia, já era conhecida, uma vez que esta contou que os livros de Harry Potter a distraiam enquanto estava no hospital, onde começou a trocar correspondência com a escritora de Harry Potter, J.K. Rowling - uma comunicação que lhe abriu a porta para o papel de Luna Lovegood.

"Indo ao âmago da relação de uma mulher com o seu próprio corpo, Evanna explora os momentos e as escolhas centrais de uma vida que a levaram a seguir o caminho da criatividade e dos sonhos, bem como a uma aceitação da realidade selvagem, sensual e imprevisível da sua condição por oposição à procura vazia da perfeição", contam os responsáveis da editora.

A publicação é comentada sobre os seus colegas de Harry Potter, como, por exemplo, a atriz, Bonnie Wright, que interpreta Ginny Weasley. "O relato de Evanna sobre como ultrapassou um distúrbio alimentar oferece-nos um olhar implacável acerca da saúde mental e do caminho para uma verdadeira recuperação. O Oposto da Caça às Borboletas é um livro de memórias de extraordinária coragem e sinceridade", remata.

Evanna vive em Londres, no Reino Unido, onde divide o seu tempo entre a representação, a escrita e a defesa dos direitos dos animais e da igualdade de género.

Leia Também: Bibliotecando em Tomar homenageia o escritor Mário Cláudio

Recomendados para si

;
Campo obrigatório