Meteorologia

  • 23 JUNHO 2024
Tempo
26º
MIN 17º MÁX 30º

'Ice Merchants' e 'Raticida' na seleção do Festival de Cinema de Huesca

Os filmes 'Ice Marchants', de João Gonzalez, e 'Raticida', de João Niza Ribeiro, fazem parte da seleção oficial do Festival Internacional de Cinema de Huesca, em Espanha, que vai decorrer de 09 a 17 de junho.

'Ice Merchants' e 'Raticida' na seleção do Festival de Cinema de Huesca
Notícias ao Minuto

10:54 - 12/04/23 por Lusa

Cultura Cinema

Este festival de curtas-metragens tem este ano em competição 79 filmes de 29 países, candidatos a três prémios Danzante (ibero-americano, internacional e documentário).

'Ice Merchants' e 'Raticida' estão na lista de filmes selecionados para a competição do Prémio Danzante Ibero-americano, que integra 31 curtas-metragens, entre elas, duas do Brasil - 'As Miçangas', de Rafaela Camelo e Emanuel Lavor, e 'Madrugada', de Gianluca Cozza.

"Após anos em que o setor sofreu a crise gerada pela pandemia, nota-se a recuperação da produção audiovisual tanto em quantidade como em qualidade. Destaca-se, em especial, a secção ibero-americana", afirmou a diretora do festival, Estela Rasal, citada num comunicado.

O Festival Internacional de Cinema de Huesca distribui mais de 24 mil euros em prémios e, realça a organização no mesmo comunicado, os vencedores das três competições entram "de forma direta na pré-seleção" dos Óscares, os galardões atribuídos pela academia de cinema norte-americana.

Um dos filmes que representam Portugal na 51.ª edição do Festival Internacional de Cinema de Huesca, 'Ice Merchants', já foi candidato aos Óscares este ano, na categoria de Melhor Curta-Metragem de Animação.

A curta-metragem de João Gonzalez tem somado muitos prémios em contexto de festivais, perto de duas dezenas, entre os quais o Annie de Melhor Curta Metragem - os prémios Annie são considerados os 'Óscares da animação' - e o prémio do público, na mesma categoria, do Festival Internacional de Cinema de Animação Anima, em Bruxelas.

Mais recentemente, no mês passado, a 'curta' venceu cinco prémios no 22.º Monstra - Festival de Animação de Lisboa, incluindo Melhor Curta-Metragem, Prémio SPA | Vasco Granja e Prémio do Público.

'Ice Merchants' teve estreia mundial em 2022 na Semana da Crítica de Cannes, em França, onde também foi premiado, e tem coprodução da portuguesa Cola Animation com Reino Unido e França.

Quanto a 'Raticida', de João Niza Ribeiro, recebeu no ano passado o Grande Prémio da Competição Internacional no festival de cinema de Cork, na Irlanda.

O filme já foi também selecionado para as competições da edição deste ano do Festival Internacional de Cinema de Cartagena de Índias (Colômbia) e do Curtas Vila do Conde de 2022.

Leia Também: Filme 'Estranha forma de vida' de Pedro Almodóvar estreia-se em Cannes

Recomendados para si

;
Campo obrigatório