Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 16º MÁX 25º

Sugestões de literatura. Eis os livros que não pode perder em abril

Estas são as sugestões do Notícias ao Minuto para este mês.

Sugestões de literatura. Eis os livros que não pode perder em abril
Notícias ao Minuto

11:11 - 13/04/23 por Marta Amorim

Cultura Cultura

À medida que o sol e as temperaturas vão aumentando, as esplanadas e as praias ficam cada vez mais apetecíveis. Muna-se do seu livro e aproveite esta primavera com sabor a verão.  

Estas são as nossas sugestões:

'Cleópatra e Frankenstein', de Coco Mellors

Aurora Editora

Nova Iorque está a escapar por entre os dedos de Cleo, que fugiu de Inglaterra em busca do seu lugar na cidade que nunca dorme. Apesar de andar de festa em festa todas as noites, quase não conhece ninguém. O seu visto de estudante está a terminar quando conhece Frank, vinte anos mais velho, com uma vida cheia de sucesso e todos os excessos que faltam a Cleo. Ele oferece-lhe a oportunidade de ser feliz, a liberdade para pintar e a possibilidade de se candidatar a um visto de residente. Ela oferece-lhe uma vida imbuída de beleza, arte e, talvez, uma razão para reduzir o seu consumo de álcool. Ele é tudo o que ela precisa neste momento.

Cleo e Frank casam impulsivamente sem prever que isso irá mudar irreversivelmente tanto as suas vidas, como as de todos em seu redor, seja a do melhor amigo de Cleo a tentar compreender a sua identidade de género, seja a da irmã financeiramente dependente de Frank que começa a sair com homens mais velhos quando fica sem dinheiro, ou mesmo as de Cleo e Frank, que estão a descobrir as provações do casamento e da doença mental.

Um romance de estreia sobre as decisões espontâneas que moldam a nossa vida e as relações imperfeitas que nascem em noites inesperadamente perfeitas.

Notícias ao Minuto © Reprodução  
 

'Lágrimas no Mercado', de Michelle Zauner

Aurora Editora

Num caminho sinuoso para saber quem é — e onde e como deveria sê-lo —, só o falecimento da mãe, de cancro, quando Zauner tinha 25 anos, pareceu colocá-la, enfim, em contacto com a sua própria identidade, com os gostos, o idioma, a cultura e a música que são a sua herança coreana. Tudo o que a mãe lhe deixara.

'Lágrimas no Mercado' é um relato vivo e franco, como o terno folhear de um álbum de família. 

Notícias ao Minuto © Reprodução  

'Rui Pinto: O hacker que abalou o mundo do futebol', de Nuno Tiago Pinto

Objectiva

Das origens do Football Leaks e do Luanda Leaks aos alvos falhados e vítimas desconhecidas, esta é a história de um dos maiores roubos de informação confidencial da última década, contada por um jornalista que investigou o caso ao longo dos últimos cinco anos.

Notícias ao Minuto © Reprodução  

'Quero Morrer, mas Também Quero Comer Tteokbokki', de Baek Sehee

Guerra e Paz

'Quero Morrer, mas Também Quero Comer Tteokbokki', acontece entre o perfume da comida de conforto e o odor angustiante do existencialismo. A autoficção da jovem autora sul-coreana Baek Sehee, pede uma refleção sobre a saúde mental.

O registo acompanha doze semanas de psicoterapia de uma 'young adult', enriquecido por "microensaios" sobre "emoções sombrias" e "pormenores patéticos" da sua vida. Um fenómeno de vendas na Coreia do Sul, 'Quero Morrer, mas Também Quero Comer Tteokbokki' está a conquistar o mundo e é já um dos livros de eleição do RM, um dos elementos da banda de K-pop BTS.

Notícias ao Minuto© Reprodução  

'E se eu morreu amanhã?', de Filipa Fonseca Silva

Suma de Letras

Helena é uma viúva de setenta e nove anos aparentemente pacata. Vive com o gato num apartamento, independente dos filhos e netos adultos, gozando de ótima saúde física e mental. Até ao dia em que, por acidente, pega fogo à sala de estar.

Obrigada a mudar-se para casa da filha, que começa a questionar a sua sanidade, acaba por revelar um segredo que deixará toda a família boquiaberta: afinal, tem uma vida sexual ativa. Muito ativa. A partir desta confidência, Helena conta-nos as suas aventuras amorosas e o lema de vida que adotou desde a morte do marido, com quem partilhou mais de quatro décadas de descontentamento.

'E se eu morrer amanhã?' é um romance hilariante, que nos leva a refletir sobre os preconceitos em relação às mulheres mais velhas e o enorme tabu em torno da sua sexualidade.

Notícias ao Minuto © Reprodução  

'Tudo é Rio', de Carla Madeira

Particular Editora

Lucy e o casal Dalva e Venâncio protagonizam um triângulo amoroso que se afasta dos lugares-comuns dos romances e nos faz questionar quais os verdadeiros limites do perdão, até onde pode ir a intensidade de um amor, de que valores se reveste a importância da família e quão forte pode ser a afeição entre mulheres.

Notícias ao Minuto © Reprodução  

Leia Também: HBO Max anuncia oficialmente série da saga Harry Potter

Recomendados para si

;
Campo obrigatório