Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

"A ciência é de todos, para todos"

A investigadora Maria Manuel Mota, que recebeu hoje o Prémio Pessoa 2013, em Lisboa, defendeu que "nada se faz sem dinheiro", por muito boas que sejam as ideias, sublinhando que "a ciência é de todos, para todos".

"A ciência é de todos, para todos"
Notícias ao Minuto

06:00 - 03/06/14 por Lusa

Cultura Prémio Pessoa

A cientista, que se tem destacado no estudo da malária, agradeceu as condições que teve para "experimentar, errar e corrigir" e o "enorme privilégio por poder passar os dias a procurar satisfazer uma das mais básicas necessidades humanas: a curiosidade".

Na cerimónia, na qual recebeu o galardão das mãos do Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, e do presidente do grupo Impresa, Francisco Pinto Balsemão, a docente realçou ainda a falta, em Portugal, de mulheres "como líderes de equipas criativas, a dirigirem institutos de investigação".

Momentos antes, Maria Manuel Mota considerou, numa curta declaração à agência Lusa, que o prémio demonstra que foi "uma boa aposta" a confiança depositada "numa geração que foi formada nos mais altos laboratórios do mundo".

O Prémio Pessoa, promovido pelo grupo Impresa, titular do semanário Expresso, e pela Caixa Geral de Depósitos, é atribuído anualmente à pessoa de nacionalidade portuguesa que se tenha destacado na vida artística, literária ou científica do país.

O vencedor desta 27.ª edição do Prémio Pessoa, no valor de 60.000 euros, foi anunciado em dezembro do ano passado, no Palácio dos Seteais, em Sintra.

Na altura, o júri destacou, sobre a investigadora do Instituto de Medicina Molecular, o "empenho entusiástico no que se pode chamar de cidadania da ciência", uma vez que é também fundadora e presidente da Associação Viver a Ciência, que "tem como objetivo encorajar a filantropia em Portugal".

O júri presidido por Francisco Pinto Balsemão foi ainda constituído por Fernando Faria de Oliveira, ex-ministro do Comércio e Turismo, o sociólogo António Barreto, Diogo Lucena, ex-administrador da Fundação Gulbenkian, o arquiteto Eduardo Souto de Moura e o neurocirurgião João Lobo Antunes.

O elenco de jurados integrou também o ex-Presidente da República Mário Soares, o historiador de arte José Luís Porfírio, Maria de Sousa, catedrática de imunologia, o professor do Instituto Superior de Estatística e Gestão de Informação da Universidade Nova de Lisboa, Rui Magalhães Baião, o musicólogo Rui Vieira Nery e o catedrático na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa Viriato Soromenho Marques.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório