Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Filme 'L'Immensità - Por Amor' abre hoje a Festa do Cinema Italiano

O filme 'L'Immensità - Por Amor' abre hoje a Festa do Cinema Italiano em Lisboa, com a presença do realizador Emanuele Crialese, numa edição que convoca ainda as artes do teatro e da fotografia.

Filme 'L'Immensità - Por Amor' abre hoje a Festa do Cinema Italiano
Notícias ao Minuto

08:09 - 29/03/23 por Lusa

Cultura Cinema

A abertura da Festa do Cinema Italiano está marcada para o Cinema São Jorge, na capital, com a antestreia de um drama ambientado nos anos de 1970, sobre uma família à beira da rutura, que se mantém junta por causa dos filhos.

Penélope Cruz, Vincenzo Amato e Luana Giuliani são alguns dos protagonistas deste filme, que esteve em competição no Festival de Veneza.

A 16.ª edição da Festa do Cinema Italiano decorrerá em Lisboa até 06 de abril, estendendo-se depois por mais de vinte cidades, até julho, e conta com uma programação de cerca de 50 filmes de produção italiana.

O encerramento da festa em Lisboa será com 'A Estranha Comédia da Vida', de Roberto Andò, no qual o ator Toni Servillo encarna o dramaturgo Luigi Pirandello.

Toni Servillo, ator e encenador, vai estar em Lisboa a 04 de abril para interpretar o espetáculo 'As Vozes de Dante', no Teatro Maria Matos.

Da restante programação cinematográfica, haverá uma retrospetiva dedicada ao realizador Elio Petri, em parceria com a Cinemateca Portuguesa, e a exibição de filmes como 'A viagem do Papa Francisco', de Gianfranco Rosi, 'Seca', de Paolo Virzì, 'Velas Escarlates', de Pietro Marcello, e 'Umberto Eco - La biblioteca del mondo', de Davide Ferrario.

Em paralelo à programação de cinema, o Centro Cultural de Belém acolhe uma exposição que reúne fotografias produzidas nos últimos doze anos da carreira do fotógrafo Luigi Ghirri (1943-1992).

Este ano há cinco filmes em competição: 'Alla vita', de Stéphane Freiss, 'Margini', de Niccolò Falsetti, 'Settembre', de Giulia Steigerwalt, 'Marcel!', de Jasmine Trinca, e 'La timidezza delle chiome', que Valentina Bertani apresentará em Lisboa.

Barreiro, Almada, Penafiel, Coimbra, Beja, Aveiro, Porto e Leiria são algumas das localidades pelas quais a Festa do Cinema Italiano irá passar.

Leia Também: Filme de João Paulo Rodrigues e Pedro Alves premiado lá fora

Recomendados para si

;
Campo obrigatório