Meteorologia

  • 23 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 24º

Bordalo II inaugura hoje exposição em São Paulo com obras inéditas

O artista português Bordalo II apresenta, a partir de hoje, em São Paulo, cerca de 40 obras inéditas, na exposição "Bicho Homem", a primeira que faz em solo brasileiro.

Bordalo II inaugura hoje exposição em São Paulo com obras inéditas
Notícias ao Minuto

17:16 - 28/03/23 por Lusa

Cultura Bordalo II

O agenciamento do artista, num comunicado hoje divulgado, recorda que Bordalo II, "nos seus trabalhos, adota sempre uma abordagem crítica do consumo excessivo das sociedades atuais e 'Bicho Homem' explora este tema, focando-se nas consequências destas dinâmicas de consumo".

"Além do peso ambiental, há também um enorme impacto na organização do espaço - as cidades -- e no papel que cada um de nós ocupa nesse espaço. As cidades tornaram-se epicentros de desigualdade e conflito", lê-se no comunicado sobre 'Bicho Homem', mostra na qual são apresentadas "cerca de quarenta obras inéditas" do artista.

Artur Bordalo (Bordalo II - o primeiro era o avô, o artista plástico Real Bordalo), nascido em Lisboa, em 1987, começou pelo 'graffiti', que o preparou para o trabalho pelo qual se tornou conhecido: esculturas feitas com recurso a lixo e desperdícios.

Nos últimos anos tem espalhado por todo mundo 'Big Trash Animals' ('Grandes Animais de Lixo'), retratos de animais feitos com aquilo que os destrói.

A mostra estará patente na Usina Luís Maluf, situada no bairro da Barra Funda, mas vai estender-se também às ruas, com obras a serem "distribuídas pela capital paulista e em outras cidades como Valinhos, no interior de São Paulo, e Rio de Janeiro".

Em imagens partilhadas na conta oficial do artista na rede social Instagram veem-se tucanos, capivaras e onças pintadas da série 'Big Trash Animals', colocadas nas ruas de São Paulo.

De acordo com o galerista Luís Maluf, citado no comunicado, todas as obras apresentadas em 'Bicho Homem', dentro e fora de portas, foram feitas a partir de materiais encontrados, "garimpados em cooperativas de reciclagem ao redor da Usina, na Barra Funda e no Estado de São Paulo".

"Com isso, conseguimos juntar para o artista cerca de três toneladas de material - objetos em plástico, madeiras, cordas e redes de pesca, mangueiras, peluches, entre outros - para as suas produções", referiu.

'Bicho Homem' estará patente na Usina Luís Maluf até 03 de maio. A exposição é inaugurada hoje e pode ser visitada a partir de quarta-feira.

Leia Também: Bordalo II instala em Vimioso dois murais dedicados ao burro de Miranda

Recomendados para si

;
Campo obrigatório