Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Centro da UC entre os finalistas de concurso internacional de arte

Um projeto desenvolvido pelo laboratório de investigação do Centro de Informática e Sistemas da Universidade de Coimbra (CISUC) está entre os finalistas do Aesthetica Art Prize, concurso internacional de arte contemporânea realizada anualmente.

Centro da UC entre os finalistas de concurso internacional de arte
Notícias ao Minuto

18:49 - 21/03/23 por Lusa

Cultura Universidade de Coimbra

O projeto The Middle Passage foi desenvolvido pelo Computational Design and Visualization Lab., laboratório de investigação do CISUC e integra os 10 finalistas do Aesthetica Art Prize, foi hoje anunciado, em comunicado enviado à agência Lusa.

Foi também selecionado para integrar a exposição de arte contemporânea na Galeria de Arte de York (Inglaterra), entre sexta-feira e o dia 4 de junho.

O projeto finalista resulta de uma parceria entre o CISUC, o Instituto Pedro Nunes e a Fundação Cupertino de Miranda.

The Middle Passage, da autoria dos investigadores do CISUC Tiago Martins, Sérgio Rebelo, Jéssica Parente, Evgheni Polisciuc, João Bicker e Penousal Machado, reflete sobre a magnitude do comércio transatlântico de africanos escravizados, entre os séculos XVI e XIX.

Apresenta ainda uma série de artefactos digitais, que oferece ao público a imersão neste período histórico.

Este trabalho baseia-se em dados disponibilizados pela Trans-Atlantic Slave Trade Database, alojada na Emory University, localizada na região metropolitana de Atlanta, Estados Unidos da América.

O Aesthetica Art Prize é uma competição internacional de arte contemporânea realizada anualmente pela revista de arte e cultura Aesthetica Magazine.

O prémio foi criado em 2007 para celebrar e apoiar a excelência e a inovação na arte contemporânea.

O concurso é aberto a artistas de todas as nacionalidades, dedicados a qualquer tipo de expressão artística, nomeadamente pintura, escultura, fotografia, design gráfico, vídeo e instalação que são avaliados por um painel de especialistas em arte contemporânea.

Para além da distinção financeira, os vencedores têm, ainda, a oportunidade de exibir os seus trabalhos em galerias e exposições de todo o mundo, sendo, ainda, destacados na revista da especialidade.

Os vencedores desta competição internacional de arte contemporânea são anunciados na quinta-feira.

Leia Também: Filme mudo 'Os Faroleiros' volta à sala de cinema com música ao vivo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório