Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 17º

Mário Laginha e Vitorino d'Almeida em concerto inédito esta sexta-feira

Os pianistas Mário Laginha e António Vitorino d'Almeida atuam hoje no Coliseu do Porto, pela primeira vez, numa improvisação a dois pianos, que "tem tanto de assustador como de estimulante", contaram à agência Lusa.

Mário Laginha e Vitorino d'Almeida em concerto inédito esta sexta-feira
Notícias ao Minuto

08:16 - 17/03/23 por Lusa

Cultura Porto

O concerto será inédito para ambos, embora levem para palco décadas de experiência e de carreira enquanto pianistas, compositores e músicos que -- reconheceram - não só gostam de trabalhar em colaboração como também de improvisar.

Na véspera desta atuação, Mário Laginha, 62 anos, e António Vitorino d'Almeida, 82 anos, estiveram num atelier de pianos, perto de Lisboa, mais a conversar e a trocar ideias do que a ensaiar.

"Abrimos as tampas do piano e fomos inspirados pela presença física dos ditos, mas não tocámos nem uma nota. Queremos mesmo, genuinamente, improvisar", afirmou Mário Laginha.

António Vitorino d'Almeida exclamou, entre risos: "Era muito preocupante, a 24 horas do concerto, não fazermos ideia nenhuma. Assim é que é bom! Não sabemos se vamos começar forte ou piano, rápido ou lento. Não fazemos ideia nenhuma!".

O que ambos levam para o Coliseu do Porto é uma experiência que dizem ser irrepetível, porque será de improvisação, mas que condensa o percurso entre o jazz e a música clássica, com múltiplas derivações por outros caminhos da música, como por exemplo, o fado, para o qual ambos compuseram.

"É por não sermos individualistas que isto é possível. Porque temos curiosidade e por gostarmos e percebermos no outro um mundo musical que atrai e que estimula", afirmou Mário Laginha.

Os dois pianistas recordaram que já tinham "feito algumas brincadeiras em situações diversas", num piano e a quatro mãos, nomeadamente em manifestações em defesa da Cultura, mas nunca uma atuação de dois pianos em diálogo em palco.

Agora, será "um concerto sem rede", descreveu o maestro António Vitorino d'Almeida, enquanto Mário Laginha falou em desafio.

"Eu acho que é tanto desafio para nós como para quem nos ouve. Quem nos ouve percebe que estão a ser confrontados com a improvisação total e eu acho que isso desafia a forma de ouvir", sublinhou.

Depois desta atuação no Coliseu do Porto, que deverá durar uma hora, os dois músicos não descartam outras atuações conjuntas, mas nada está ainda marcado.

Leia Também: 75.º Aniversário do Hot Clube começa a comemorar-se hoje em Lisboa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório