Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Hot Club começa amanhã celebração dos 75 anos. CML associa-se à festa

As comemorações dos 75 anos do Hot Club de Portugal vão acontecer durante três dias em dois espaços - no Teatro da Comuna e no Fórum Lisboa.

Hot Club começa amanhã celebração dos 75 anos. CML associa-se à festa
Notícias ao Minuto

23:58 - 16/03/23 por Notícias ao Minuto com Lusa

Cultura Hot Clube de Portugal

O Hot Clube de Portugal é o clube de jazz mais antigo do país e agora prepara-se para iniciar três dias de celebrações em homenagem ao seu 75.º aniversário.

A Câmara Municipal de Lisboa anunciou que se irá associar às comemorações através de uma publicação na rede social Twitter.

"Três dias, 2 espaços, 7 concertos, 1 mesa-redonda, 1 celebração que tem início em 2023. Dias 17, 18 e 19 de Março, no Teatro da Comuna e no Fórum Lisboa", refere a autarquia lisboeta, divulgando o evento.

Nos três dias de festa vai ser possível assistir-se a vários concertos e jam sessions, entre eles os Lokomotiv (dia 17),  o pianista Filipe Melo, acompanhado do contrabaixista Romeu Tristão e do baterista João Pereira (dia 18) e a Orquestra e Sexteto do 'Hot' (dia 19).

A atuar nas celebrações vão estar ainda convidados muito especiais como Jeff Davis, Maria João,  e Mário Laginha, alguns dos grandes nomes de solistas do jazz português.

Os bilhetes diários do festival têm um custo de 10 euros, exceto para os sócios do Hot Clube Portugal, cuja entrada é gratuita.

As comemorações do 75.º aniversário do Hot Clube de Portugal serão realizadas numa localização diferente àquela em que esteve nos últimos anos.

De recordar que o Hot Clube de Portugal funcionou na Praça da Alegria, em Lisboa, desde a sua fundação, primeiro no n.º 39, edifício que ardeu em 2009, tendo depois passado para o n.º 48, que ficou interditado em janeiro, por ordem camarária, justificada por "questões estruturais" do edifício.

O mais antigo clube de jazz europeu em atividade foi fundado oficialmente a 19 de março de 1948, quando Luiz Villas-Boas, melómano e seu fundador, preencheu a ficha de sócio número um - ficha que se mantém no património da instituição.

A par do clube e da Escola de Jazz Luiz Villas-Boas, parte do trabalho do 'Hot' passa também pelo núcleo museológico, assente sobretudo no espólio deixado pelo fundador, que morreu em 1999.

Leia Também: Hot Clube de Portugal comemora 75 anos com festival de três dias

Recomendados para si

;
Campo obrigatório