Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

"Peregrinação" é o mote das Festas de Lisboa

A obra "Peregrinação", que relata as descobertas do aventureiro-explorador Fernão Mendes Pinto, é o mote para o programa das festas de Lisboa deste ano, apresentado hoje, no Mercado da Ribeira.

"Peregrinação" é o mote das Festas de Lisboa
Notícias ao Minuto

17:11 - 26/05/14 por Lusa

Cultura EGEAC

As festas de Lisboa, com abertura marcada para a próxima sexta-feira, vão ter como tema "a descoberta, passados 400 anos da obra 'Peregrinação'", que realça "o espírito de viagem na aquisição de conhecimento e no contacto com o outro" e onde se pretende "aliar a diversidade, a partilha e a cidadania cultural", disse Miguel Honrado, responsável da Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural (EGEAC).

Este programa permitirá, "mais do que uma referência aos Descobrimentos, a descoberta que podemos fazer de nós próprios, dos que nos são mais próximos e da cidade de Lisboa. Uma viagem pela cidade e pela criatividade", disse Miguel Honrado.

Segundo este responsável, o programa de 2014 reflete o "pulsar criativo e dinâmico da cidade de Lisboa, para além do que é tradicional e que está presente todos os anos".

"Andar em Festa" é o projeto que "levará a criação artística ao espaço público e aos transportes coletivos de Lisboa", numa parceria com a CP, que disponibilizará 40 malas para que as pessoas registem as histórias e depois se crie um percurso dos lugares onde estiveram durante as festividades.

"As marchas e os arraiais populares, este ano, dedicarão as temáticas à peregrinação", disse o responsável.

As festas de Lisboa albergam uma dimensão de cidadania cultural e irão também aliar dois patrimónios imateriais da humanidade, o fado e os "Castelleres de Sants", composição de pirâmides humanas, originária de Barcelona (Espanha) e que acontecerá no Panteão Nacional, em Lisboa.

Imagem de marca das festas, o concurso das sardinhas de Lisboa, que premiou sete participantes, foi "um sucesso, que atingiu 8.258 candidaturas", em que se juntou a "criatividade e qualidade artística" de 59 países, disse Miguel Honrado.

Em relação a expectativas para este ano, a EGEAC espera superar a participação popular do ano passado, estimada em 1,6 milhões de pessoas.

As Festas de Lisboa serão "uma autêntica viagem pela cidade", com início marcado para esta sexta-feira às 22:00, no Rossio, e que encerrará no dia 03 de julho com um concerto de Fausto Bordalo Dias, na Torre de Belém, em Lisboa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório