Meteorologia

  • 18 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 20º

Museu acolhe exposição com 30 obras de arte gótica vindas de Barcelona

Uma exposição com 30 obras de arte gótica provenientes do Museu Diocesano e da Catedral de Barcelona, em Espanha, vai estar patente no Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA), em Lisboa, entre 20 de abril e 03 de julho.

Museu acolhe exposição com 30 obras de arte gótica vindas de Barcelona
Notícias ao Minuto

12:35 - 09/03/23 por Lusa

Cultura Arte Antiga

Intitulada "Barcelona gótica. Obras do Museu Diocesano e da Catedral de Barcelona", a exposição irá apresentar "a mais importante seleção de obras góticas" em pintura, ourivesaria e escultura da Arquidiocese de Barcelona, segundo a organização.

A mostra, que foi hoje apresentada em conferência de imprensa, no Museu Diocesano de Barcelona, irá reunir ainda três obras-primas de arte gótica pertencentes aos fundos do museu português, indicou um comunicado da Catedral de Barcelona enviado pelo MNAA à agência Lusa.

Apresentada como "uma das mais importantes exposições internacionais da arte gótica catalã", reunirá peças de artistas como Jaume Huguet, Bernat Martorell, Ramon Destorrents, Jaume Serra, Rafael Vergós, Ferrer e Arnau Bassa, e Pere García de Benavarre, entre outros, algumas delas nunca vistas fora de Espanha.

Enquadrada no contexto das relações políticas, culturais e comerciais que se produziram na Europa dos séculos XIV e XV, a exposição - comissariada por Helena Alonso e Oscar Carrascosa - põe em relevo as estreitas ligações estabelecidas com a coroa portuguesa.

As obras dos fundos do MNAA que serão incluídas na exposição são a tábua central do retábulo da Capela de Almudaina, do palácio daquela localidade em Palma de Maiorca, um tríptico de Bernat Martorell e uma pintura de Bartolomé Bermejo, artista que foi alvo de uma grande exposição recente no Prado, em Madrid.

O discurso expositivo evidencia especialmente os estreitos vínculos históricos estabelecidos entre a Catalunha e Portugal, com peças como a espada do condestável Pedro de Portugal, pertencente à Catedral de Barcelona, e que será exibida pela primeira vez fora da cidade, segundo a organização.

O catálogo da exposição -- que recebeu apoio mecenático do BPI/Fundação "La Caixa" -- foi elaborado por especialistas da Universidade de Barcelona e da Universidade Autónoma de Barcelona, pelos comissários e por Joaquim Caetano, diretor do MNAA.

Leia Também: Arquiteto britânico David Alan Chipperfield vence prémio Pritzker 2023

Recomendados para si

;
Campo obrigatório