Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Festa do Cinema Italiano acolherá teatro com Toni Servillo

Um espetáculo do ator Toni Servillo, uma exposição dedicada ao fotógrafo Luigi Gherri e cerca de 50 filmes, muitos dos quais em antestreia, fazem parte da Festa do Cinema Italiano, que começa no dia 29 em Lisboa.

Festa do Cinema Italiano acolherá teatro com Toni Servillo
Notícias ao Minuto

16:34 - 08/03/23 por Lusa

Cultura Cinema

A 16.ª edição da Festa do Cinema Italiano, hoje apresentada, decorrerá em Lisboa até 06 de abril, estendendo-se depois por mais de vinte cidades até julho e conta com uma programação de cerca de 50 filmes de produção italiana.

Entre eles está "L'immensità - Por Amor", que o realizador Emanuele Crialese apresentará em Lisboa na abertura, sendo descrito como um filme "'coming-of-age' envolvente, queer e de inspiração autobiográfica elevado por uma luminosa prestação de Penélope Cruz".

O encerramento da festa em Lisboa será com "A Estranha Comédia da Vida", de Roberto Andò, no qual o ator Toni Servillo encarna o dramaturgo Luigi Pirandello.

Toni Servillo, ator e encenador, estará em Lisboa a 04 de abril para interpretar o espetáculo "As Vozes de Dante", numa parceria da Festa do Cinema Italiano com o Teatro Maria Matos.

Da restante programação cinematográfica, haverá cinema de Gianfranco Rosi, com "A viagem do Papa Francisco", de Mark Cousins, com o documentário "Marcha sobre Roma", de Isabel Achával e Chiara Bondì, com "Las Leonas", e de Davide Ferrario, com "Umberto Eco -- La biblioteca del mondo".

Anteriormente, tinha já sido anunciada uma retrospetiva integral do cinema de Elio Petri, com a Cinemateca Portuguesa.

"Morreu jovem [com 53 anos] e com ele acabou a vaga do dito cinema 'impegnato', um cinema de uma forte matriz política, comprometido com a realidade social", escreve a direção da Festa do Cinema Italiano, destacando a exibição de "Inquérito a um Cidadão Acima de Qualquer Suspeita", de 1970, premiado nos Óscares.

Na véspera da abertura da Festa do Cinema Italiano, a 28 de março, é inaugurada, no Centro Cultural de Belém, a exposição de fotografia "Luigi Ghirri - Obra Aberta", que reúne cerca de oitenta fotografias produzidas nos últimos doze anos da carreira de Ghirri, falecido em 1992.

Outro dos eventos paralelos em destaque nesta edição é a apresentação de algumas obras da artista Ra di Martino, "uma das mais importantes artistas italianas da sua geração", e que estará em Lisboa.

Este ano há cinco filmes competição: "Alla vita", de Stéphane Freiss, "Margini", de Niccolo Falsetti, "Settembre", de Giulia Steigerwalt, "Marcel!", de Jasmine Trinca, e "La timidezza delle chiome", que Valentina Bersani apresentará em Lisboa.

O júri da secção competitiva conta com a realizadora Ana Rocha de Sousa, a atriz Iris Cayatte e o crítico Rui Pedro Tendinha.

A Festa do Cinema Italiano é organizada pela Associação Il Sorpasso.

Barreiro, Almada, Penafiel, Coimbra, Setúbal, Beja, Aveiro, Porto, Lagos, Évora e Leiria são algumas das localidades pelas quais a Festa do Cinema Italiano irá passar.

Toda a programação está em festadocinemaitaliano.com.

Leia Também: Estudo confirma desigualdades de género no cinema e audiovisual

Recomendados para si

;
Campo obrigatório