Meteorologia

  • 13 JUNHO 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 25º

Produção belga 'Megalomaniac' vence Prémio Melhor Filme no Fantasporto

A longa-metragem 'Megalomaniac', do realizador belga Karim Ouelhaj, foi a grande vencedora do Festival Fantasporto 2023, arrecadando os prémios de Melhor Filme, Melhor Realização e Melhor Atriz na categoria Cinema Fantástico, anunciou hoje o festival de cinema.

Produção belga 'Megalomaniac' vence Prémio Melhor Filme no Fantasporto
Notícias ao Minuto

14:18 - 04/03/23 por Lusa

Cultura Fantasporto

Ainda na categoria do Cinema Fantástico, 'Demigod: The Legend Begins', de Chris Huang Wen-Chang (Taiwan), foi o filme vencedor do Prémio Especial do Júri.

Eline Shumacher, em 'Megalomaniac', e Tom Hughes, em 'Sheperd' (Reino Unido), foram eleitos melhor atriz e ator, respetivamente, enquanto a produção deste último recolheu ainda o galardão para Melhor Argumento.

'Incubus', de Tito Fernandes (filme português coproduzido com o Reino Unido), conquistou o Grande Prémio dedicado às curtas-metragens.

O galardão dedicado ao Melhor Argumento foi para 'Convenience Story', de Satoshi Miki (Japão) e 'Sheperd' conquistou Melhor Fotografia, ao passo que 'Stone Turtle', de Woo Ming Jin (Malásia) recebeu do júri uma menção honrosa.

Na secção oficial Orient Express, a produção filipina 'Cargo', de T.M. Malones, obteve o Grande Prémio Orient Express, tendo 'Stone Turtle' recebido o Prémio Especial do Júri.

Entre a Semana dos Realizadores, o Prémio de Melhor Filme foi para a 'Narcosis', do neerlandês Martijn de Jong, e o Prémio Especial do Júri para 'Kaymak', de Milcho Manchevksi (Dinamarca/Países Baixos/Croácia/Macedónia do Norte).

Hans Herbots, com a coprodução belga, neerlandesa e alemã 'Ritual', foi distinguido com o Prémio Melhor Realizador e 'The Game', de Peter Fazakas (Hungria) destacou-se com o Melhor Argumento.

Zsolt Nagy, em 'The Game', e Thekla Reuten, em 'Narcosis', receberam os Prémios Melhor Ator e Melhor Atriz da Semana dos Realizadores, respetivamente.

A Menção Especial do Júri da Semana dos Realizadores foi para a produção húngara 'The Grandson'.

Entre os prémios não oficiais, as japonesas 'Immersion', de Takashi Shimizu, e 'Life of Mariko In Kabukicho', de Eiji Uchida e Shinzo Katayama, recolheram, respetivamente, o Prémio da Crítica e o Prémio do Público.

Ferdinand Lapuz, Krzysztof Zanussi, Elmo Nuganen e Anthony Waller foram homenageados com prémios Carreira Fantasporto 2023.

Leia Também: Festival Fantasporto começa hoje no cinema Batalha

Recomendados para si

;
Campo obrigatório