Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Obra de Vhils inaugurada na Embaixada de Portugal no Japão

Realizada in situ por Alexandre Farto, de nome artístico Vhils, a obra celebra os 480 anos do primeiro encontro entre Portugal e o Japão.

Obra de Vhils inaugurada na Embaixada de Portugal no Japão
Notícias ao Minuto

16:54 - 03/03/23 por Notícias ao Minuto

Cultura Vhils

A obra de Alexandre Farto, de nome artístico Vhils, foi revelada nas novas instalações da Embaixada de Portugal no Japão. 

O momento contou com a presença do Embaixador de Portugal no Japão, Vítor Sereno, do artista plástico português, Alexandre Farto, e do Presidente da Cunha Vaz & Associados, António Cunha Vaz.

Realizada in situ por Alexandre Farto, a obra celebra os 480 anos do primeiro encontro entre Portugal e o Japão e "eterniza a plurissecular amizade luso-nipónica através de uma linguagem contemporânea e que ficará, para sempre, patente na entrada do novo edifício da Embaixada de Portugal no Japão", revela um comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso. 

A concretização deste projeto resulta do estabelecimento de um protocolo entre a Embaixada de Portugal em Tóquio, a Cunha Vaz & Associados e o artista "para a criação de uma obra de arte única para assinalar a ligação histórica dos dois países".

De frisar que, em 1543, três navegadores portugueses, de seus nomes António Mota, António Peixoto e Francisco Zeimoto, desembarcaram na ilha de Tanegashima, na ponta sul do arquipélago, tornando-se os primeiros europeus no Japão.

Durante aproximadamente um século, e até ao chamado 'Édito de Exclusão' de estrangeiros, estes levaram vários exemplos da cultura e civilização europeias para o Japão. No final do século XVI, Portugal também se tornou o primeiro país europeu a receber, oficialmente, emissários japoneses.

Leia Também: Mais de 250 Lamborghini. No Japão estabeleceu-se novo recorde do mundo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório