Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Teatro Meridional estreia "Jardim zoológico de cristal"

O Teatro Meridional estreia sexta-feira, em Lisboa, uma nova encenação de "Jardim zoológico de cristal", de Tennessee Williams, peça que a crítica internacional considera uma das mais autobiográficas do dramaturgo, marcada por jogos de conflitos e condicionamentos afetivos.

Teatro Meridional estreia "Jardim zoológico de cristal"
Notícias ao Minuto

19:04 - 02/03/23 por Lusa

Cultura Natália Luiza

A trama do espetáculo, encenado por Natália Luiza a partir do texto original do dramaturgo norte-americano, centra-se em Tom Wingfield, narrador, personagem e condutor da peça, através das suas memórias, e a aação passa-se nos anos de 1930, no contexto da Grande Depressão, nos Estados Unidos da América.

Tom Wingfield sonha ser escritor, mas é forçado a trabalhar numa fábrica de sapatos para sustentar sua mãe, Amanda, e irmã, Laura, depois de o pai ter abandonado a família.

O álcool, o cinema e a literatura são os refúgios de Tom, enquanto a mãe, que nascera no seio da aristrocracia rural do sul, passa o tempo a evocar as conquistas da juventude para se iludir das angústias e preocupações que a atormentam face ao futuro da filha.

Por seu turno, Laura, uma personagem vulnerável a nível psicológico e afetivo, refugia-se no seu mundo peculiar, centrado em discos antigos e na sua coleção de pequenas figuras de cristal.

Tom, Laura e Amanda configuram assim três personagens assombradas pelo abandono do pai e marido, não lhes restando senão sobreviver num "jogo de conflitos e condicionamentos afetivos", escreve o Meridional na apresentação da obra.

Fixada em lembrar o passado como escape para a preocupação sobre o que será o futuro dos filhos, Amanda não vê outra solução para a família que não passe pelo casamento da filha, o que acaba por envolver Jim O'Connor, colega de trabalho de Tom, e um jantar.

Em cena até 08 de abril na sede do Meridional, na Rua do Açúcar, em Lisboa, "Jardim zoológico de cristal" vai ter récitas de quarta-feira a sábado, às 21:00, e, ao domingo, às 16:00. Dia 27 de março, Dia Mundial do Teatro, haverá sessão, às 21:00.

A interpretar a peça estão Ana Catarina Afonso, Carolina Cunha e Costa, Diogo Martins e Rodrigo Tomás.

O espaço cénico e os figurinos são de Hugo F. Matos, a música original e o espaço sonoro de Rui Rebelo, e o desenho de luz de Natália Luiza e Hugo F. Matos.

Nascido em 1911, em Columbus, no Estado do Mississippi, onde o avô era clérigo episcopal, Tennessee Williams era filho de um caixeiro-viajante que acabou por se mudar com a família para St. Louis, onde o dramaturgo e a irmã sofreram para se adaptarem à realidade da cidade.

O dramaturgo, que entrou para a faculdade durante a Grande Depressão, saiu mais tarde do estabelecimento de ensino para trabalhar numa empresa de calçado, onde permaneceu durante uns anos enquanto as noites eram passadas a escrever.

O autor acabaria por ingressar na Universidade de Iowa, em 1938, tendo concluído o curso enquanto passou por uma série de empregos.

Venceu dois Prémios Pulitzer: o primeiro, em 1948, com "Um elétrico chamado desejo", e o segundo, em 1955, com "Gata em telhado de zinco quente".

"A noite da iguana", "Subitamente no verão passado" e "Doce pássaro da juventude" outras das peças mais conhecidas do dramaturgo, que morreu em 1983.

A peça é apresentada no Meridional "por gentileza" da Universidade do Sul, uma universidade nacional de artes liberais e seminário episcopal, em Sewanee, Tennessee, que é a beneficiária do espólio do dramaturgo, incluindo dos direitos de autor de toda bibliografia.

O avô de Tennessee Williams, o reverendo Walter E. Dakin, estudou no seminário da Universidade em 1895.

Leia Também: Peça "Nau, nau Maria" procura desmistificar Descobrimentos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório