Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

'A Baleia' chega hoje aos cinemas. Filme está nomeado para três Óscares

Além da temática, a longa-metragem está a chamar a atenção pelo regresso do ator Brendan Fraser ao grande ecrã.

'A Baleia' chega hoje aos cinemas. Filme está nomeado para três Óscares
Notícias ao Minuto

14:22 - 02/03/23 por Notícias ao Minuto

Cultura Cinema

Esta quinta-feira, 2 de março, é dia de estreia do filme 'A Baleia', um dos favoritos aos Óscares deste ano, nomeado em três categorias.

No drama, o ator Brendan Fraser interpreta Charlie, um professor de inglês que luta contra o transtorno de compulsão alimentar e que tenta esconder as suas inseguranças atrás de um ecrã escuro, através do qual dá as aulas.

Além da obesidade, 'A Baleia' toca em temas pertinentes como o divórcio, a homossexualidade e a parentalidade.

Charlie divorciou-se de uma mulher, com quem tinha uma filha, para assumir um relacionamento gay. Contudo, quando o companheiro morre, este isola-se e a comida surge como tábua de salvação. No decorrer do filme, a personagem tenta ainda recuperar a relação com a filha adolescente, algo que parece impossível.

Após a estreia do filme no Festival de Cinema de Veneza, o ano passado, Brendan Fraser e os produtores foram aplaudidos de pé durante mais de seis minutos.

'A Baleia' tem sido elogiado um pouco por todo o mundo e está nomeado para três Óscares: melhor ator principal (Brendan Fraser), melhor atriz secundária (Hong Chau) e melhor caracterização. Sim, porque a imagem de Brendan Fraser surge completamente alterada neste filme.

É a 'Brenaissance'

Afastado há anos de grandes papéis, a estrela de 'A Múmia' regressou ao protagonismo no cinema, com uma performance amplamente elogiada. Há até quem a tenha apelidado de 'Brenaissance', um trocadilho entre o nome de Brendan Fraser e a palavra inglesa 'renaissance', que significa, em português, renascimento.

Uma série de problemas pessoais afetaram a carreira do ator nos últimos anos. Além do seu polémico divórcio, Brendan Fraser revelou ter sido vítima de assédio sexual, em 2003, por um executivo da indústria do cinema. Algo que considerou, durante uma entrevista, ter sido "traumático". Um conjunto de situações que o levou a lutar contra um quadro de depressão.

Leia Também: Março terá quase uma dezena de filmes portugueses no circuito comercial

Recomendados para si

;
Campo obrigatório