Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 13º MÁX 26º

Prémios BAFTA entregues hoje e 'A oeste nada de novo' lidera nomeações

O filme 'A oeste nada de novo', do alemão Edward Berger, soma 14 nomeações para os prémios BAFTA, que são hoje entregues, um recorde para uma obra em língua não inglesa na história da Academia Britânica de Cinema.

Prémios BAFTA entregues hoje e 'A oeste nada de novo' lidera nomeações
Notícias ao Minuto

07:20 - 19/02/23 por Lusa

Cultura Cinema

'A oeste nada de novo', um drama épico alemão da plataforma Netflix sobre a primeira Guerra Mundial, conta com 14 nomeações, entre as quais as de Melhor Filme, Realização, Elenco, Banda Sonora e Direção de Fotografia.

A nova adaptação do romance homónimo de Erich Maria Remarque acumula ainda a nomeação para o BAFTA de melhor filme em língua não inglesa, numa categoria onde também são candidatos 'Corsage', de Marie Kreutzer, 'Argentina, 1985', de Santiago Mitre, 'The Quiet Girl', de Colm Bairéad, e 'Decisão de partir', de Park Chan-Wook.

De acordo com a publicação Hollywood Reporter, 'A oeste nada de novo' iguala a produção 'O tigre e o dragão' (2000), de Ang Lee, como sendo o filme de língua não inglesa mais nomeado para estes prémios na história da Academia Britânica de Cinema.

Com dez nomeações nos prémios da Academia Britânica das Artes de Cinema e Televisão (BAFTA na sigla original) seguem-se os filmes 'Os espíritos de Inisherin', de Martin McDonagh, e 'Tudo em todo o lado ao mesmo tempo', de Daniel Kwan e Daniel Scheinert, todos candidatos ao BAFTA de Melhor Filme, assim como 'Elvis', de Baz Luhrmann, e 'Tár', de Todd Field.

Para o prémio de Melhor Realização surgem nomeados Park Chan-Wook ('Decisão de partir'), Gina Prince-Bythewood ('A mulher rei'), Todd Field ('Tár'), Edward Berger, Martin McDonagh, Daniel Kwan e Daniel Scheinert.

Na categoria de melhor longa-metragem de animação estão 'Turning Red - Estranhamente Vermelho', de Domee Shi, 'Pinóquio', de Guillermo del Toro e Mark Gustafson, 'Marcel the shell with shoes on', de Dean Fleisher Camp, 'O gato das botas: O último desejo', de Joel Crawford.

Leia Também: Dissidentes iranianos nos projetores da Berlinale

Recomendados para si

;
Campo obrigatório